O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) solicitou, nesta quinta-feira (24), à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que reveja os horários das partidas da final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Mineiro, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Esses dias coincidem com as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode causar transtornos logísticos para os candidatos, devido ao trânsito e à movimentação de torcedores próximos aos locais de prova.
Veja também:
- Jogos Universitários de Conceição do Araguaia começam dia 25
- Doença afeta também lutadores de MMA e jogadores de Rugby
- Veja como usar a nova Inteligência Artificial do WhastApp!
As finais ocorrerão no Maracanã, no Rio de Janeiro, e na Arena MRV, em Belo Horizonte. O sorteio dos mandos de campo, realizado também nesta quinta-feira, definiu que o Atlético Mineiro jogará em casa no segundo confronto, marcado para o dia 10 de novembro, que coincide com o segundo dia do Enem.
Preocupações logísticas
O Consed expressou preocupação com o impacto que a coincidência de datas pode ter sobre os candidatos, sobretudo em relação ao deslocamento para os locais de prova e a tranquilidade no ambiente de realização do exame. A instituição destacou que o trânsito e a agitação de torcedores nos dias dos jogos podem interferir na logística e segurança de quem participará do exame.
De acordo com a nota oficial do Consed, "essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes". O Conselho solicitou que sejam avaliadas alternativas, como a alteração dos horários das partidas para evitar danos aos 4,3 milhões de inscritos no exame deste ano.
Datas e horários do Enem
No primeiro domingo do Enem, dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo domingo, dia 10, os participantes farão as provas de ciências da natureza e matemática. Os portões dos locais de aplicação do exame serão abertos às 12h, e o término das provas está previsto para as 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo dia.
As partidas da final da Copa do Brasil ainda não têm horários confirmados, mas espera-se que sejam agendadas para as 16h, conforme a grade televisiva. Esse horário, no entanto, pode gerar problemas de fluxo nos arredores dos locais de prova em cidades como Rio de Janeiro, que possui 288 mil inscritos no Enem, e Minas Gerais, com 393 mil inscritos.
Compromisso com a educação
Na carta enviada à CBF, o Consed destacou seu compromisso com a educação e o futuro dos estudantes brasileiros, confiando que as autoridades envolvidas tomarão medidas para garantir o equilíbrio entre os dois eventos de grande importância nacional.
Com 10 mil locais de prova distribuídos pelo país, o Enem 2024 organiza uma enorme estrutura de logística e segurança, e eventuais alterações no calendário da Copa do Brasil poderiam ajudar a diminuir possíveis problemas para os estudantes.