O Águia de Marabá realizou neste domingo (1º) a confraternização do projeto Águia Formando Cidadãos pelo Futebol, que visa incentivar crianças e adolescentes a participarem de um projeto de iniciação ao futebol, com aulas e outros incentivos que vão culminar com a participação de jovens atletas para a formação da base do Águia.
O evento aconteceu na Chácara Primavera no núcleo São Félix, e contou com a presença da diretoria do Águia, do Juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Marabá, do deputado federal Keniston Braga (MDB), de representantes do Grupo Líder, entre outros.
O evento premiou os melhores alunos do Projeto com bicicletas para incentivar a regularidade nos estudos. A criançada compareceu em massa com aproximadamente 900 alunos de todos os núcleos do projeto Águia Formando Cidadãos Pelo Futebol. Os pequenos estiveram acompanhados de seus pais para o encerramento dos trabalhos no ano de 2024. A diretoria do Águia contou com o apoio e autoridades e parceiros.
Veja também:
- Águia lança projeto “Formando Cidadãos pelo Futebol”
- Vídeo: Águia anuncia a contratação de um novo técnico, veja!
- Torneio no Pará é vitrine para novos talentos do futebol
“Hoje foi um dia de muita alegria, um momento de confraternização de um projeto social que visa tirar a criança da vulnerabilidade. A gente aproveita a vontade daquela criança de jogar futebol e aproveitamos isso para incentivar ele no estudo e hoje foi a concretização disso, premiamos 20 crianças que tiram nota 10 e precisamos continuar a fazer esse tipo de incentivo para que no próximo ano possamos estar dobrando e até aumentando essa quantidade de alunos que tiram nota 10”, declarou o presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha.
Para se manter vivo, o projeto conta com verbas estaduais e federais e em meio a uma festa o deputado federal Keniston Braga avaliou o momento e prospectou o futuro garantindo inclusive aumento e sua emenda destinada às crianças marabaenses. “Não podemos olhar para o Águia como simplesmente um clube de futebol, mas sim como esse elemento da sociedade, do meio de Marabá que transforma vidas”, disse o deputado.
Um ponto importante a se avaliar é que de 900 crianças, apenas 20 tiraram notas excelentes na escola, e estas receberam a premiação de uma bicicleta cada.
O juiz Alexandre Arakaki, salientou que o projeto é fazer com que a crianças se tornem bons cidadãos, “e que em um futuro breve se tornem adultos responsáveis, compromissados com a paz, com a dignidade, igualdade e respeito”, enfatizou. (Com informações de Paulo Henrique)