O Pix é um grande sucesso e isso não há como negar. Lançado em novembro de 2020 pouco antes da pandemia da Covid-19, o formato de se enviar dinheiro instantâneo entre contas de diferentes bancos surgiu em dezembro de 2016, quando o economista llan Goldfajn sinalizava que o BC se preparava para lançar uma ferramenta inspirada no Zelle, plataforma similar ao Pix que a fintech Early Warning Services havia anunciado pouco tempo antes nos Estados Unidos.

O Pix, além das facilidades, deu acesso aos pequenos terem contas em bancos, alguns digitais e possibilita transações das mais variadas vendas, até de ambulantes nas ruas do Brasil.

Agora,o Pix, principal meio de transferência de valores e pagamentos no País atualmente, com mais de 128 milhões de usuários cadastrados até maio, ganhará uma nova modalidade que, segundo especialistas, se torna ameaça ao cartão de crédito.

O Pix Garantido, que será lançado pelo Banco Central até o próximo ano, segundo a própria instituição, terá juros menores que os dos cartões de crédito, que acumulam 370% ao ano.

O Pix Garantido vai permitir que compras presenciais e virtuais sejamparceladas, como acontece com o cartão de crédito. Esta modalidade,de acordo com o Banco Central, precisa de uma instituição financeira habilitada para intermediar a transação.

Esta instituição garantirá que o pagamento seja efetuado na data agendada, se a conta do usuário não tiver saldo suficiente.

Segundo o economista e consultor de Investimentos Jorge Eloy, o Pix Garantido é mais um instrumento que proporciona crédito ágil e simplificado. “A agilidade e praticidade do Pix contribuem para a redução de juros a crédito, o que é bom para todos os tomadores de crédito”, afirma.

Veja também!

Vídeo: Ex-BBB Rodrigo Mussi faz primeira aparição pública

Festival folclórico está de volta após dois anos de pandemia

Mulher que exibia vida de luxo nas redes sociais é presa

O conselheiro de economia do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES) e economista Sebastião Demuner, destaca que com a nova modalidade, a utilização do cartão de crédito será reduzida gradativamente.

“São transformações que são feitas ao longo do tempo. Com essa tendência do Pix, os cartões vão ser usados cada vez menos. Em alguns bancos, já é possível utilizar o cartão virtual, pelo aplicativo no celular. Existe a tendência de ir acabando o dinheiro em papel e cartão de crédito físico”.

A nova função Pix Garantido visa a expandir o uso da ferramenta,otimizando o processo de pagamento e recebimento entre as empresas e clientes.

A instituição financeira irá disponibilizar uma linha de crédito ao consumidor, conhecido como valor limite, e esse valor poderá ser utilizado tanto em compras à vista, quanto em compras parceladas.

Uma solução parecida com o cartão de crédito, mas a diferença é que não há necessidade do cartão físico e terá muito mais agilidade.

Como vai funcionar o novo serviço

- Será a primeira função de crédito da ferramenta, que tem mais de128 milhões de usuários cadastrados até o mês de maio.

- O usuário que quiser efetuar um pagamento poderá fazer uma gendamento na modalidade Pix Garantido, através de seu aplicativo bancário.

-- O banco faz uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação.

- Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.

- Se o usuário não tiver saldo, automaticamente passa a incidir em juros até que zere o débito.

- Terá juros menores do que o dos cartões de crédito físicos.

- Alguns bancos já ofertam crédito aos seus clientes para utilização em pagamentos via Pix.

Vantagens

- O pagamento parcelado também é instantâneo, sem a necessidade de esperar um período para o faturamento, permitindo que o lojista receba o dinheiro na hora.

- Diferente de alguns cartões de crédito, não é necessário esperar um período para usar o recurso após a aprovação do crédito. Ou seja, basta solicitar a função e utilizar quando desejar até o limite disponibilizado.

- A nova funcionalidade também será muito útil para os pequenos empreendedores, pois será possível parcelar as compras sem ter quear car com as taxas do cartão.

- O comércio varejista ganhará novos clientes, que ainda não têm acesso ao crédito, chegando a ter até 15% de aumento das vendas parceladas.

- Da mesma forma como funciona com o cartão de crédito, os estabelecimentos poderão realizar o parcelamento da compra com ousem juros.

O Pix é um verdadeiro sucesso, foi idealizado em 2016 pelo economista economista llan Goldfajn Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS