O uso de telefones celulares se tornou imprescindível em nossa sociedade moderna. Por serem móveis, os celulares utilizam baterias que os mantém funcionando em qualquer lugar. Entretanto, para que estes continuem ligados é preciso recarregar essas baterias que utilizam metais, combinações químicas e outros materiais para funcionar.

O uso constante de carregadores pode ser um problema futuro, pela quantidade de metais pesados que podem ser descartados no meio ambiente. 

Essa é uma das preocupações da Europa em padronizar a entrada dos carregadores nos celulares, principalmente em iPhones que geralmente usam entradas diferentes dos telefones Android.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto pelo site da Anatel.

Veja trambém!

Vídeo: Cantora de forró diz que não canta música do Tik Tok

Eleições: restrições para agentes públicos começam a valer

Câimbra na perna resulta em afogamento e morte de menino

Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS