A nova aposta das autoridades para conseguir capturar os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) desembarcou no Rio Grande do Norte na última quarta-feira (6). Com currículo invejável, o cão farejador Fúria, da raça pastor belga malinois, é especialista em recaptura de pessoas.

O animal pertence à polícia penal de Mato Grosso e está acompanhado de dois agentes especializados em operações especiais. A equipe representa grande reforço na caçada aos foragidos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. A dupla, integrante de uma facção criminosa, fugiu na madrugada de 14 de fevereiro.

Aos sete anos, Fúria tem uma trajetória de sucesso em funções complexas, como encontrar drogas, celulares e armas dentro e fora de presídios mato-grossenses. A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) detalhou que ele começou com treinamentos para incursões internas em presídios e, hoje, é considerado especialista em farejamento e recaptura de pessoas.

Cão farejador Fúria tem 7 anos
📷 Cão farejador Fúria tem 7 anos |Reprodução

CONTEÚDO RELACIONADO:

As operações mais recentes das quais participou com sucesso envolvem busca e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa (a 650 km de Cuiabá) e apreensão de 360 kg de droga, ambas no ano passado.

A droga, por exemplo, estava escondida em compartimentos de um caminhão. A Sesp-MT acredita que os policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do estado, e o cão treinado “devem contribuir de forma decisiva com mais essa operação de buscas”.

Fúria tem uma trajetória de sucesso em funções complexas
📷 Fúria tem uma trajetória de sucesso em funções complexas |Reprodução

A liberação da equipe da Polícia Penal pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, atende a uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

MAIS ACESSADAS