Os bancos começaram a aderir ao cartão Meu INSS Vale+, lançado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que permitirá a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes anteciparem até R$ 150 de seus benefícios mensais.
Como funciona?
O valor antecipado será descontado no mês seguinte diretamente da folha de pagamento, sem cobrança de juros ou taxas. Segundo o INSS, os acordos com os bancos interessados ainda precisam ser publicados no Diário Oficial da União (DOU) antes da divulgação dos nomes das instituições participantes.
De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o cartão tem como objetivo facilitar o acesso a recursos para necessidades básicas, como medicamentos, alimentos e transporte, sem comprometer a renda de forma prolongada.
Veja também:
- Viih Tube mostra fotos inéditas de Ravi
- Brincadeira ou pneu estourado? O que matou jovem na moto?
- Prefeitura lança edital para 126 vagas na Guarda Municipal
Regras e condições
- Valor máximo por benefício: Até R$ 150.
- Mais de um benefício: Beneficiários que recebem múltiplos benefícios podem solicitar antecipações para cada um, respeitando o limite.
- Uso restrito: O valor não pode ser utilizado em apostas físicas ou eletrônicas.
- Sem taxa de emissão: Bancos não podem cobrar taxas para emissão do cartão.
Adesão pelos bancos
As instituições financeiras interessadas em oferecer o cartão devem solicitar adesão à Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS. Após aprovação, o valor será disponibilizado ao segurado em até cinco dias úteis.
Essa iniciativa visa oferecer mais segurança e flexibilidade financeira aos beneficiários do INSS, permitindo que tenham acesso a recursos de forma rápida e sem endividamento adicional.