O Governo Federal inicia, nesta quinta-feira (25), o pagamento do chamado "dinheiro esquecido" do PIS/Pasep. Esta etapa contempla os trabalhadores e herdeiros que realizaram a solicitação de ressarcimento até o dia 31 de maio.

De acordo com informações oficiais, o valor médio disponível é de R$ 2,8 mil por beneficiário. O montante exato varia individualmente, pois leva em consideração o tempo de serviço e a média salarial da época em que os depósitos foram efetuados.

Veja também 

Quem tem direito e como consultar

O direito ao saque é restrito a um grupo específico de cidadãos que trabalharam há algumas décadas e cujos valores nunca foram retirados:

• Público-alvo: Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que mantiveram vínculo empregatício formal entre 1971 e 1988.

• Herdeiros legítimos: No caso de falecimento do titular do direito, os parentes dependentes ou herdeiros podem solicitar a retirada total do saldo.

• Canais de consulta: A verificação de valores pode ser feita de forma 100% digital pelo portal Repis Cidadão ou através do aplicativo do FGTS, utilizando o login unificado da conta Gov.br e o número do NIS/PIS.

Prazos e regras para o resgate

Quem descobriu que tem saldo disponível e ainda não entrou com o pedido de reembolso deve se apressar. O prazo final para solicitações deste lote encerra-se no fim deste mês. Quem concluir o processo a tempo terá os valores liberados no lote de 27 de julho.

Alerta de prazo final: O governo adverte que todos os recursos que não forem resgatados pelos beneficiários até setembro de 2028 serão transferidos de forma definitiva para o Tesouro Nacional. Após essa data, não haverá qualquer possibilidade de reaver o dinheiro.

Para realizar o pedido, basta acessar o aplicativo do FGTS, selecionar a opção "Ressarcimento PIS/Pasep" e enviar a foto do documento de identificação oficial. Os herdeiros precisam anexar também documentos que comprovem o vínculo familiar ou a autorização judicial de inventário.

MAIS ACESSADAS