O Brasil passou a Alemanha em número de casos de varíola do macaco (monkeypox) e se tornou o terceiro país do mundo com mais pessoas infectadas neste surto.

Um caso inédito relacionado ao atual surto de varíola dos macacos foi reportado em um homem de 40 anos, na Alemanha. De acordo com a revista médica Infection, parte do nariz do paciente apodreceu em razão do sistema imunológico dele estar abalado por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) anteriores.

O homem procurou um clínico geral apresentando uma ferida vermelha na ponta do nariz. O médico, entretanto, considerou que era apenas uma queimadura de sol e o mandou voltar para casa. Três dias depois, a pele na região começou a ficar inchada, escura e dolorosa. No mesmo período, apareceram feridas com pus branco no corpo do paciente, que provocaram dores intensas no pênis e na boca dele.

Alemão teve o nariz necrosado
📷 Alemão teve o nariz necrosado |Reprodução

Ao realizar um teste PCR, o alemão recebeu o diagnóstico de varíola dos macacos e buscou um hospital para receber medicações antivirais. Lá, foi submetido a outros exames e descobriu que tinha sífilis e era portador do vírus HIV. De acordo com o relato do paciente, ele nunca havia realizado testes para ISTs antes.

Com o tratamento médico, as lesões secaram e desapareceram, mas o nariz teve uma melhora apenas parcial. O relato clínico não traz informações sobre o estado atual do paciente.

Os médicos responsáveis pelo diagnóstico afirmaram que o vírus da varíola dos macacos provocou a necrose no nariz do paciente devido ao HIV não tratado. O processo de necrose ocorre quando tecidos do corpo começam a morrer devido à falta de circulação de sangue e oxigênio.

Em pacientes com as defesas do organismo em bom funcionamento, a necrose é facilmente combatida. No entanto, os profissionais de saúde informaram que os glóbulos brancos do homem estavam em quantidade tão baixa quanto a de pessoas com AIDS.

Veja também:

Primeiro caso de cão com varíola dos macacos é registrado

Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratamento

A equipe que atendeu o paciente destaca que casos assim podem se tornar mais frequentes à medida que o vírus monkeypox se espalha.

Um caso inédito relacionado ao atual surto de varíola dos macacos foi reportado em um homem de 40 anos, na Alemanha Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS