Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Guy Harvey (GHRI), da Nova Southeastern University (NSU), nos Estados Unidos, criaram uma câmera para rastrear o peixe que é considerado o mais rápido do mundo. O peixe-vela (Istiophorus platypterus) pode chegar a 110 km por hora. Com a câmera acoplada ao peixe, os pesquisadores conseguiram, pela primeira vez, fazer um registro desse animal marítimo caçando.

O local escolhido para o estudo foi sudoeste do Panamá, em um local chamado Tropic Star Lodge. Os resultados da pesquisa foram publicados na Scientific Reports em janeiro.

A pesquisa originalmente pretendia determinar quanto tempo o peixe-vela levava para se recuperar após ser solto por um pescador recreativo. Mas depois que o peixe se recuperou, as câmeras de vídeo continuaram a rodar, captando algumas imagens nunca antes vistas do comportamento de caça.

Veja também: 

Crocodilo de 3,5 metros mata homem que nadava em lago

Macacos sequestram bebê de quatro meses e o jogam de prédio

Os peixes-vela caçam em grupo ou sozinhos. As caças em grupo já foram registradas por fotógrafos, no entanto, as caças sozinhas nunca tinham sido registradas até então. A gravação mostra um peixe de 45 quilos, a cerca de 60 metros de profundidade. Ele persegue um atum.

Embora este novo vídeo seja um grande avanço no estudo desse tipo de peixe, o pesquisador Ryan Logan, o principal autor da pesquisa, diz que a gravação não é tão emocionante como poderia ser esperado. “A maior parte do que você vê nos vídeos é apenas muita água azul”, disse Logan. “Mas quando vi o peixe-vela começar a nadar muito rápido em direção à superfície, sabia que algo estava acontecendo", relata.

 
Pesquisadores conseguiram, pela primeira vez, fazer um registro desse animal marítimo caçando Foto: crédito: Nova Southeastern University (NSU)/ reprodução

MAIS ACESSADAS