Forças de segurança da Colômbia encontraram na sexta-feira (9) os quatro irmãos que estavam desaparecidos havia 40 dias na Floresta Amazônica após a queda de um avião. As vítimas são crianças indígenas e têm idade entre um e 13 anos.

Pistas deixadas pelas crianças auxiliaram as autoridades a encontrá-las. No fim de maio, as forças militares da Colômbia encontraram uma pegada em meio à floresta.

Os agentes chegaram a encontrar pegadas recentes de Lesly no final de maio
📷 Os agentes chegaram a encontrar pegadas recentes de Lesly no final de maio |Reprodução

 Os militares acreditam que o rastro pertence à irmã mais velha das crianças, Lesly Jacobombabire Mucutuy, 13 anos. Próximo às pegadas, o grupo localizou restos de frutos, provavelmente consumidos pelos desaparecidos.

Antes de encontrar a pegada, as autoridades já haviam registrado outros sinais de que as crianças estavam vivas. Os militares identificaram uma mamadeira que provavelmente pertencia ao irmão mais novo do grupo, Cristin Neriman, de apenas 1 ano.

A equipe também se deparou com um abrigo improvisado de paus e pedras, e com objetos como uma tesoura e fitas de cabelo.

As forças de segurança da colômbia realizaram vários dias de buscas pelos pequenos
📷 As forças de segurança da colômbia realizaram vários dias de buscas pelos pequenos |Reprodução

LEIA TAMBÉM:

+ Vídeo: PM de folga reage a assalto e acaba matando o ladrão

+ Polícia procura homem acusado de feminicídio no sul do Pará

+ Vídeo: caçamba encosta em fio de alta tensão e mata homem

Entenda o caso

O avião com os quatro irmãos caiu na Floresta Amazônica colombiana em 1º de maio, depois de dar sinais de problemas mecânicos. O piloto da aeronave chegou a reportar problemas no voo, mas desapareceu dos radares logo em seguida.

A perícia encontrou três corpos de adultos mortos no local do acidente, entre eles o da mãe das crianças desaparecidas. Outra vítima era líder da comunidade indígena dos irmãos procurados, que pertencem à etnia Huitoto.

Desde o início das operações, mais de 60 membros das Forças Armadas foram mobilizados na procura. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a divulgar precipitadamente que as crianças haviam sido encontradas depois de uma comunicação instável por satélite com comunidades locais, mas a informação foi desmentida pelas equipes de busca.

📷 O bebê do grupo completou 1 ano de idade durante o período em que o grupo ficou perdido |Reprodução
Crianças receberam primeiros cuidados ainda na selva, antes de serem levadas a hospital Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS