Uma esplêndida natureza morta representando uma taça de vinho e o que parece ser uma pizza foi descoberta em Pompeia, anunciou nesta terça-feira (27) o parque arqueológico perto de Nápoles, no sul da Itália.

O afresco possui um fundo preto, "que impressiona pela notável qualidade", e foi descoberto durante escavações nas paredes de uma antiga casa da famosa cidade romana destruída e soterrada pelas cinzas da erupção do Vesúvio, no ano 79.

"O que se vê nesta pintura pompeiana de 2.000 anos atrás se assemelha a uma pizza, mas obviamente não é, pois faltam alguns dos ingredientes mais característicos, como tomate e mussarela", afirmou em comunicado a administração do parque, que é patrimônio mundial da Unesco.

Em formato redondo, a "pizza" é acompanhada por frutas (uma romã e o que parecem tâmaras) e especiarias, representadas por pontinhos amarelados e ocres.

"Impossível não pensar na pizza, que nasceu como um prato 'pobre' no sul da Itália, que agora conquistou o mundo e é servida até em restaurantes premiados com estrelas" da gastronomia, comentou o diretor das instalações de Pompeia, o alemão Gabriel Zuchtriegel.

Colocada em uma elegante bandeja de prata, a "pizza" também é cercada por uma taça de vinho tinto e uma guirlanda de medronheiros amarelos, além das frutas.

Este tipo de representação - conhecido na antiguidade sob o nome grego de "xenia" - inspira-se nos "presentes de hospitalidade" oferecidos aos hóspedes, segundo uma tradição grega que remonta a um período do século III a I antes de Jesus Cristo, disseram os arqueólogos.

A arte estava no átrio de um sobrado de uma padaria, numa zona já explorada entre 1888 e 1891 e onde as buscas foram retomadas em janeiro deste ano.

"Pompeia não cansa de nos surpreender, é um lugar que sempre revela novos tesouros", disse o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.

Pompeia, o segundo monumento turístico mais visitado da Itália depois do Coliseu de Roma, tem uma área total de aproximadamente 22 hectares e um terço deste perímetro ainda está enterrado sob as cinzas.

LEIA TAMBÉM:

+ Carro voa mais de 30 metros após subir em rampa de guincho

+ Árvore de dinheiro? Mangas que custam R$ 1.100 impressionam

+ Cientistas filmam peixe mais rápido do mundo caçando. Veja!  

SAIBA MAIS!

O fresco, também conhecido como afresco em Português brasileiro, é uma obra pictórica feita sobre uma parede ou teto, com base de gesso ou argamassa. Assume frequentemente a forma de mural. A técnica é utilizada desde a antiguidade, estando intimamente relacionada com a pintura italiana renascentista.

VEJA O VÍDEO DO ACHADO!  

 
Foto tirada pelo parque arqueológico de Pompéia mostra um afresco de 2.000 anos atrás, descoberto em um sobrado Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS