As autoridades da Índia determinaram o fechamento de escolas e a realização de testes em larga escala para evitar a propagação de um vírus mortal no sul do país. Duas mortes foram confirmadas nesta quarta-feira (13) em decorrência do Nipah, um vírus zoonótico transmitido de animais para humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, ele também pode ser transmitido por alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas.

Duas mortes foram confirmadas pelo vírus
📷 Duas mortes foram confirmadas pelo vírus |Jarun Ontakrai/Shutterstock

O ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, disse que o vírus foi detectado no distrito de Kozhikode e pediu aos residentes que tenham cautela e sigam as diretrizes de segurança do departamento de saúde.

Segundo o governo indiano, mais de 700 pessoas foram identificadas como contatos próximos e estão sendo testadas para o vírus. Destes, 77 são considerados de “alto risco” e precisam, obrigatoriamente, ficar confiados em casa.

Vírus Nipah

•Os sintomas geralmente começam com dor de cabeça e sonolência, mas rapidamente podem levar ao coma, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

•O Nipah pode causar síndrome respiratória aguda, impedindo que os pulmões forneçam oxigênio suficiente ao corpo, além de encefalite fatal, uma inflamação do cérebro.

•Não existe vacina contra a doença e o tratamento é limitado a cuidados de suporte, segundo informações da CNN.

LEIA TAMBÉM:

+ Vídeo: homem está desaparecido há quase uma semana 

+ Moradora de Parauapebas morre em grave acidente de trânsito 

+ Homem é preso por expulsar de casa o próprio filho de 8 anos

Surtos são recorrentes na região

Esse é o quarto surto no estado de Kerala desde 2018. Na crise sanitária mais antiga, 17 pessoas morreram. Mais de 230 pessoas foram testadas na oportunidade e as autoridades indianas colocaram em prática uma rígida operação de rastreio de contatos para conter a propagação do vírus.

No ano seguinte, em 2019, mais de 300 pessoas ficaram sob vigilância depois que um homem foi diagnosticado com o Nipah. O estado teve outro surto em 2021, resultando na morte de um menino de 12 anos.

Nipah: vírus tem taxa de mortalidade de 40% a 75% Foto: Getty Images

MAIS ACESSADAS