Com a realização da obra da Ferrovia do Pará, alguns municípios do interior do estado deverão receber terminais multimodais para o escoamento da produção de minério e grãos, respectivamente. A licença prévia do projeto “Ferrovia do Pará” tem avançado nas pesquisas.

Representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), e da empresa Vale, reuniram-se na última quinta-feira (02), para discutir mais um passo no projeto de construção da Ferrovia do Estado.

Com a entrega da ferrovia, o estado terá um grande crescimento, principalmente, no escoamento de produtos e na verticalização da indústria paraense. O estudo de execução da obra avalia a viabilidade do tronco principal do projeto, que deve ter 515 km de extensão, passando pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Moju, Tailândia, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins.

"Fizemos uma reunião com todo o time do Governo, junto com a equipe da empresa Vale. Colocamos em pauta a construção da Ferrovia do Pará, bem como, a criação de grupo de trabalho determinado em dar seguimento nas próximas etapas para a entrega da ferrovia à população do Pará", disse José Fernando Gomes Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico, Minério e Energia do Pará.

Com a construção da obra da Ferrovia do Pará, municípios como Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Paragominas e Barcarena devem receber os terminais multimodais para recepção de cargas. Os outros municípios que demonstrarem viabilidade técnica e econômica poderão ser incluídos no projeto.

Veja também:

Cantora sertaneja morre atropelada na Bahia 

Homem forja sequestro para esposa desistir de separação

José Fernando (Sedeme), falou ainda que, já tem uma reunião agendada com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), junto com representante da Vale, para o reconhecimento da área onde ocupará o porto da Ferrovia do Pará. "A partir dessa agenda, toda a semana teremos uma reunião para que seja dada mais viabilidade e aceleração ao projeto", informou o secretário.

Estiveram presentes na reunião, pelo Governo do Estado, a coordenadora geral de Ações e Políticas do Governo do Pará, Maria Eugênia Rios; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro Ó de Almeida; e o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono.

Com a entrega da ferrovia, o estado terá um grande crescimento, principalmente, no escoamento de produtos e na verticalização da indústria paraense Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS