A poucos dias para o início do período letivo regular, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se prepara para recepcionar os mais de mil novos estudantes de graduação que vão ingressar nos 42 diferentes cursos ofertados pela instituição em seus cinco campi e também nos municípios onde possui turmas ativas por meio de convênios.

Como forma de acolher e celebrar a chegada desses novos acadêmicos, uma programação especial foi preparada, envolvendo diversos setores da universidade. A IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2022) ocorrerá entre os dias 11 a 15 de julho, retornando às atividades no formato presencial e mantendo parte da programação de forma virtual para integrar os campi fora de sede.

A programação desta edição abordará o tema “Universidade viva: fortalecendo vínculos e identidades”. "Depois de passarmos pela fase mais difícil da pandemia, voltamos a uma programação presencial, cheios de ânimo para reencontrar os colegas e, literalmente, poder abraçar quem está chegando. Estamos ansiosos por esse momento. Convido a todos a aproveitarem cada detalhe da programação", declarou o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro. 

Mais de mil alunos serão
📷 Mais de mil alunos serão |Divulgação

Programação 

A semana de recepção dos estudantes contará com diferentes atividades abertas à comunidade. Nos dois primeiros dias, a Calourada terá debates e atividades focadas nos estudantes indígenas e quilombolas, além dos estudantes com deficiência. Contudo, todos são convidados a participarem da programação que trará ainda informações sobre auxílios e programas da Unifesspa.

Ainda na terça, dia 12, uma mesa de boas-vindas terá a presença da reitoria da Unifesspa e representantes do corpo social da Instituição. Na oportunidade, será realizada a conferência “A importância da universidade pública na Amazônia em tempos de autoritarismo e violência”, tendo como convidada Tônkyré Akrãtikatêjê (Katia Silene Valdenilson), primeira líder feminina da etnia Gavião Akrãtikatêjê/Cacica da aldeia Akrãtikatêjê.

A quinta-feira do dia 14 de julho será reservada para oficinas que serão realizadas nas salas de aula, em laboratórios da Unidade III, assim como nos campi fora de sede. No total, serão ofertadas 16 oficinas que vão abordar o acesso aos sistemas internos, a escrita acadêmica, práticas de inclusão, fotografia e educação alimentar, entre outros temas. Acesse a lista de oficinas neste link! 

Na parte cultural, os estudantes poderão apreciar e valorizar as manifestações locais nos artesanatos, obras de arte e músicas quilombolas e indígenas. Também haverá um “Noite cultural dos Indígenas e Quilombolas”, sarau lítero-musical, exposição fotográfica e audiovisual. Na noite da sexta-feira (15), a Calourada será encerrada com muita música e apresentações artísticas no Tapiri da Unidade I. Saiba mais aqui! 

Veja também:

Concurso INSS: banca pode ser divulgada em 15 dias

Concurso da Câmara de Parauapebas já tem banca definida! 

Sobre a Unifesspa - Atualmente, a Unifesspa oferta 42 cursos de graduação nos campi das cidades de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara e desenvolve atividades em um polo em Canaã dos Carajás. Também está presente em diversas cidades do interior do estado com turmas ofertadas pelo programa “Forma Pará”. Na graduação, são mais de 6 mil alunos matriculados e outros 430 matriculados nos 13 programas de pós-graduação stricto sensu.

Mais informações sobre a calourada acesse https://calouro.unifesspa.edu.br e fique por dentro de todas atualizações! 

A IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2022) ocorrerá entre os dias 11 a 15 de julho Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS