Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto de 2022, é feriado no Pará. Neste dia é comemorado a "Adesão do Pará a Independência do Brasil", fato que aconteceu no dia 15 de agosto de 1823, quase um ano depois de todos os outros estados brasileiros já terem aderido ao movimento.

Você sabia que o ator Bemvindo Siqueira, que já foi o "Seu Brasilino", personagem da Escolinha do Professor Raimundo dos anos 90 já deu uma aula sobre a Adesão do Pará a Independência do Brasil? 

O feriado estadual comemorado nesta segunda-feira (15) lembrou uma data importante: o dia da Adesão do Pará à Independência do Brasil. O Pará foi o último estado do país a se juntar ao Império Brasileiro.   

Veja também!

Beneficiários podem receber cerca de R$ 710 neste feriado

Unifesspa vai apresentar quadro orçamentário na Câmara

Em mais uma declaração polêmica, Monark defende pedofilia

Isto porque o Grão Pará, como era conhecido o território, mantinha relações econômicas e políticas mais próximas de Portugal. Como o porto de Belém é mais perto para Portugal, a província não queria aderir a Independência do Brasil, devido ter mais facilidade para negociar.

O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte do Brasil, fiel a Portugal. Um ano depois, o Pará aceita e aderiu ao Brasil. Porém, essa adesão não foi tão simples.

Veja o vídeo!

 

De forma didática, e com muita interpretação em um vídeo de pouco mais de 4 minutos, Bemvindo Siqueira, que é natural de Carangola (MG), dá uma verdadeira aula de história no vídeo feito em seu canal pessoal em 2017. Vale a pena conferir e ficar por dentro da história de nosso estado.

De forma didática, e com muita interpretação Bemvindo Siqueira dá uma verdadeira aula de história Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS