Dia 15 de agosto é feriado em todo o estado do Pará. Neste dia é comemorado a "Adesão do Pará a Independência do Brasil", fato que aconteceu no dia 15 de agosto de 1823, quase um ano após todos os outros estados brasileiros já terem aderido ao movimento. E neste ano de 2023, a história completa 200 anos.

A Independência foi um processo gradativo, que se consolidou aos poucos e demorou quase um ano para que todas as províncias brasileiras aderissem ao gesto de Dom Pedro I. O estado do Pará se uniu à Independência apenas 342 dias depois, em 15 de agosto de 1823, ou seja, há exatos 200 anos.

Veja também:

Após 22 anos, Denilson anuncia fim de briga com cantor Belo

Mãe de Larissa Manoela faz posts bíblicos após briga, veja!

Vídeo: Manoel Gomes, da Caneta Azul, cria música para filme

Diversos vídeos já foram feitos a fim de explicar porque o estado do Pará foi o último a aderir à Independência, como o feito pelo ator Bemvindo Siqueira. 

Agora, outro vídeo produzido pelo canal "Globalizando Conhecimento", conta um pouco da história do Pará de uma forma mais abrangente, desde a época antes das colonizações e navegações, até mesmo sobre os povos que moraram aqui antes do nascimento de Jesus. 

Além disso, o vídeo mostra a importância de diversas cidades paraenses para a história local. Vale à pena dar uma conferida.

 
A obra da pintora Anita Panzuti, instalada no Palácio da Cabanagem, retrata a assinatura da adesão do Pará à Independência. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS