Nesta sexta-feira (11), o Governo do Pará, em parceria com o Ministério da Previdência Social e entidades empresariais do estado, assinou um acordo para a criação do “Edifício COP 30”. O espaço será destinado à qualificação profissional e alojamentos, visando a Conferência Climática da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.
O prédio do INSS, desativado desde 2010 após um incêndio, será revitalizado para receber o projeto. Localizado na Avenida Nazaré, o edifício terá andares destinados a entidades empresariais e será reformado para acomodar visitantes durante grandes eventos, como a COP30.
Veja também:
- Órgãos de segurança vistoriam rio para o Círio fluvial
- Vídeo: dublador do Capitão América vem a Marabá para evento
- PF faz operação para desativar extração ilegal de areia
Segundo o governador Helder Barbalho, o acordo tem como objetivo reaproveitar o espaço em benefício da cidade. "Este acordo partiu da necessidade da cidade ter de volta este equipamento", afirmou. O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou a geração de empregos e o fortalecimento da economia com a iniciativa.
Alojamentos e qualificação profissional
Além de servir como alojamento para participantes da COP30, o edifício será um centro de qualificação, com cursos de idiomas, treinamentos para taxistas e capacitação em gastronomia, de forma a preparar a população local para receber turistas e delegações internacionais.
“Vamos fazer a recomposição do prédio para preparar os profissionais que recepcionarão os turistas e, nos andares restantes, faremos alojamentos até a COP”, explicou Carlos Xavier, presidente da Faepa.