As palavras do irmão mais velho do senador Jader Barbalho, Leonel Barbalho, na noite da última quinta-feira (24), durante a celebração do aniversário de 80 anos do político brasileiro, foi um resumo do sentimento mostrado na ocasião: “Ele é mais que um irmão…é um ídolo para mim”.

A declaração simbolizou o respeito e admiração que a trajetória de Jader inspira, não só dentro da família, mas entre os paraenses e aqueles que acompanham sua dedicação à vida pública. Além dos quatro filhos - o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador Helder Barbalho, Giovanna e Daniel -, familiares, amigos e admiradores prestigiaram a homenagem. O senador vai comemorar seu aniversário neste domingo (27).

Na noite desta quinta-feira, (24), a Igreja de Santo Alexandre, em Belém, foi palco de uma celebração especial: o aniversário de 80 anos do senador Jader Barbalho, uma figura emblemática da política brasileira. O rito de Ação de Graças, repleto de emoção, reuniu familiares, amigos e admiradores que prestaram suas homenagens ao político com a mais longa trajetória pública do Pará, marcada por conquistas e um legado que influencia gerações.

Veja também:

Jader Barbalho iniciou sua vida política ainda jovem, quando assumiu como vereador de Belém, desde então, trilhou um caminho de destaque que o levou da Câmara Municipal ao Senado, passando pelo governo estadual, tornando-se uma das vozes mais influentes do Estado do Pará no cenário nacional. Hoje, com mais de seis décadas de atuação ininterrupta, Jader é conhecido por sua resiliência e pelo compromisso com o desenvolvimento do estado e do país.

Como governador nos anos 80 e 90, Jader Barbalho foi o responsável pela criação e abertura da PA-150, uma das mais importantes rodovias do estado, dando acesso às cidades do sul e sudeste paraense como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e mais ao sul como Redenção, Xinguara e São Félix do Xingu.

Recentemente, o senador Jader Barbalho acompanha de perto os andamentos das obras do Pedral do Lourenço, que irão possibilitar a navegabilidade do rio Tocantins, com geração de empregos, turismo e investimentos industriais e comerciais.

A cerimônia contou com a presença de familiares, incluindo o governador do Pará, Helder Barbalho, e a primeira-dama Daniela Barbalho, além do ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhado de sua esposa Laice Barbalho. A celebração foi conduzida pelo diácono Silvio VilaNova, que exaltou a longevidade e a trajetória de Jader como uma bênção para o povo paraense.

Ao final, Jader Barbalho, emocionado, fez uma fala e destacou várias vezes o tanto que é grato pela riqueza de sua trajetória pessoal e política. Lembrou dos pais, Joanele e Laércio - este jornalista e fundador do DIÁRIO DO PARÁ-, agradeceu pela vida dos filhos, dos netos, da bisneta, da esposa Vanessa Moraes. Lembrou das vezes que presenciou a história do país sendo escrita, conhecendo figuras como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, e os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.

Este aniversário é uma celebração não apenas de uma vida, mas de uma história que se entrelaça com o próprio desenvolvimento do Pará. (Com informações de Sávio Barbosa e Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS