As palavras do irmão mais velho do senador Jader Barbalho, Leonel Barbalho, na noite da última quinta-feira (24), durante a celebração do aniversário de 80 anos do político brasileiro, foi um resumo do sentimento mostrado na ocasião: “Ele é mais que um irmão…é um ídolo para mim”.
A declaração simbolizou o respeito e admiração que a trajetória de Jader inspira, não só dentro da família, mas entre os paraenses e aqueles que acompanham sua dedicação à vida pública. Além dos quatro filhos - o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador Helder Barbalho, Giovanna e Daniel -, familiares, amigos e admiradores prestigiaram a homenagem. O senador vai comemorar seu aniversário neste domingo (27).
Na noite desta quinta-feira, (24), a Igreja de Santo Alexandre, em Belém, foi palco de uma celebração especial: o aniversário de 80 anos do senador Jader Barbalho, uma figura emblemática da política brasileira. O rito de Ação de Graças, repleto de emoção, reuniu familiares, amigos e admiradores que prestaram suas homenagens ao político com a mais longa trajetória pública do Pará, marcada por conquistas e um legado que influencia gerações.
Veja também:
- Senador Jader Barbalho é homenageado em exposição
- Jader Barbalho apoia Rede de Pesquisa sobre o autismo
- Jader vai apoiar projeto de prevenção ao câncer de mama
Jader Barbalho iniciou sua vida política ainda jovem, quando assumiu como vereador de Belém, desde então, trilhou um caminho de destaque que o levou da Câmara Municipal ao Senado, passando pelo governo estadual, tornando-se uma das vozes mais influentes do Estado do Pará no cenário nacional. Hoje, com mais de seis décadas de atuação ininterrupta, Jader é conhecido por sua resiliência e pelo compromisso com o desenvolvimento do estado e do país.
Como governador nos anos 80 e 90, Jader Barbalho foi o responsável pela criação e abertura da PA-150, uma das mais importantes rodovias do estado, dando acesso às cidades do sul e sudeste paraense como Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e mais ao sul como Redenção, Xinguara e São Félix do Xingu.
Recentemente, o senador Jader Barbalho acompanha de perto os andamentos das obras do Pedral do Lourenço, que irão possibilitar a navegabilidade do rio Tocantins, com geração de empregos, turismo e investimentos industriais e comerciais.
A cerimônia contou com a presença de familiares, incluindo o governador do Pará, Helder Barbalho, e a primeira-dama Daniela Barbalho, além do ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhado de sua esposa Laice Barbalho. A celebração foi conduzida pelo diácono Silvio VilaNova, que exaltou a longevidade e a trajetória de Jader como uma bênção para o povo paraense.
Ao final, Jader Barbalho, emocionado, fez uma fala e destacou várias vezes o tanto que é grato pela riqueza de sua trajetória pessoal e política. Lembrou dos pais, Joanele e Laércio - este jornalista e fundador do DIÁRIO DO PARÁ-, agradeceu pela vida dos filhos, dos netos, da bisneta, da esposa Vanessa Moraes. Lembrou das vezes que presenciou a história do país sendo escrita, conhecendo figuras como Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, e os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.
Este aniversário é uma celebração não apenas de uma vida, mas de uma história que se entrelaça com o próprio desenvolvimento do Pará. (Com informações de Sávio Barbosa e Diário do Pará)