A Polícia Civil do Estado do Pará realizou, na manhã desta quarta-feira (30), uma grande ação chamada “Operação Terra Alheia” para combater atividades criminosas na cidade de Tailândia, no sudeste paraense, envolvendo uma suposta associação criminosa voltada para invasão de propriedades.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Tailândia, com o apoio operacional de equipes da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí - 9ª RISP e de policiais militares do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará.
A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos Raimundo Rodrigues Monteiro (vulgo Eurico), Erenice Ferreira dos Santos Sousa, Adão Barros do Nascimento, Izaquiel da Silva Santos (vulgo Bira) e Cledson de Jesus Pimentel de Brito.
Veja também:
- Professora é atropelada por caminhão boiadeiro em Marabá
- Caminhoneiro pode ir a júri popular por morte de professora
- Ação policial desarticula tráfico de drogas em Marabá
Eles são investigados pelos crimes de associação criminosa, esbulho possessório (crime que acontece quando alguém toma a posse de um bem sem a autorização do dono, de forma ilegal, violenta, clandestina ou irregular) e incêndio doloso.
As investigações começaram em 16 de outubro, após uma tentativa de invasão a um terreno localizado no município de Tailândia, no conjunto Cidade de Deus.
Segundo as apurações, os suspeitos seriam os principais líderes e mentores do ato, além de estarem envolvidos no recrutamento de moradores da cidade para novas invasões em terrenos locais.
Após aprofundamento das investigações, a Polícia Civil solicitou e obteve autorização para buscas nas residências dos suspeitos.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos, cadernos com anotações detalhadas e uma arma de fogo possivelmente adulterada para o calibre 22.
As anotações continham listas com dados pessoais de diversos moradores de Tailândia, levantando suspeitas de que eles estariam sendo aliciados para participar de novas invasões.
Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Tailândia, onde serão incorporados ao inquérito policial para análise e aprofundamento das investigações. (Com informações de Neto Alves, de Tucuruí)