Distante cerca de 187 quilômetros de Marabá, sudeste paraense, o município de Goianésia do Pará foi palco, neste domingo (3), de grande exercício de cidadania em um mais um novo clima de eleição para escolher mais uma vez o prefeito e vice da cidade - tendo em vista que as eleições de outubro de 2020 foram canceladas após indeferimento do registro de candidatura de um dos participantes da época.

Horas após a intensa movimentação nas urnas desde a manhã de hoje, por volta das 17h o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) divulgou o resultado. Foi eleito como o mais novo gestor do município com 52,79% dos votos (o que representa 7.764 votos), o candidato PR Davi (MDB), cujo vice era, então, presidente da Câmara Municipal, Welliton Urbano (PSC).

Entenda

As eleições de outubro de 2020 foram canceladas porque o vencedor daquele pleito, o candidato Itamar Cardoso do Nascimento (Avante), teve indeferido o seu registro de candidatura. Ele teve 40,17% dos votos válidos. O indeferimento foi confirmado na sessão do dia 2 de março de 2021.

O Plenário considerou que o político não poderia se candidatar ao pleito por estar inelegível por oito anos devido à rejeição de contas por irregularidades insanáveis que configuraram atos dolosos de improbidade administrativa quando ocupava a Prefeitura em gestão anterior. As irregularidades foram detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em convênios do município.

Com base na decisão, os ministros anularam os votos para prefeito e vice-prefeito dados à chapa em Goianésia do Pará e determinaram a imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PA) para que convoque nova eleição para os cargos na localidade.

Pastor Davi foi eleito com 52,79% dos votos no município do sudeste paraense Foto: Reprodução/Facebook

MAIS ACESSADAS