O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (29) o nome do empresário Jader Filho (MDB) como o próximo ministro das Cidades. O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB, ele preside o diretório estadual da legenda desde setembro de 2021 e atua no setor de comunicações.

A indicação do emedebista para a pasta foi levado a Lula por parlamentares da sigla na Câmara. O martelo foi batido em reunião na tarde desta quarta-feira (28), como informou o portal CartaCapital. 

No encontro, além de Jader, estiveram presentes o senador eleito Renan Filho (AL) e o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP).

O principal fator para a escolha do empresário para a pasta foi de que o Pará tem a maior representação dentro da bancada: 9 dos 42 deputados federais eleitos pelo MDB são do estado.

Veja também:

Repetindo o gesto, Helder toma posse em Marabá nesta segunda

"Véio da Havan" não gostou nada da piada de Paulo Vieira

Veja quais foram os números mais sorteados nos últimos anos

Com a confirmação de Jader Filho nas Cidades, o MDB terá três nomes na Esplanada dos Ministérios. Além dele, Simone Tebet teve o nome confirmado para ocupar o Ministério do Planejamento, a ser criado a partir do desmembramento do atual Ministério da da Economia, e o ex-governador do Alagoas Renan Filho foi anunciado o próximo ministro dos Transportes.

Um deles era o do empresário e presidente do diretório estadual do MDB no Pará, Jader Filho. O paraense foi anunciado para assumir o Ministério das Cidades; a senadora Simone Tebet assumirá a pasta do Planejamento; Sônia Guajajara foi indicada para o novo Ministério dos Povos Originários; Marina Silva para o Meio Ambiente; Renan Filho para Transportes; entre outros nomes.

Agora, com os 16 anúncios, Lula completa sua equipe ministerial. Ao longo das últimas semanas, muitas negociações em torno dos cargos aconteceram em Brasília para consolidar as alianças políticas construídas pelo petista antes, durante e depois das Eleições 2022.

Com a confirmação de Jader Filho nas Cidades, o MDB terá três nomes na Esplanada dos Ministérios Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS