Já pensou pegar o celular e parecer que ele tem vida própria, com aplicativos abrindo sozinhos? Pois é isso que uma nova família de malware bancário criada por cibercriminosos brasileiros tem feito.

Segundo comunicado da empresa de segurança digital Kaspersky, trata-se da família de trojans TwMobo. Esses malwares permitem burlar os mecanismos de dupla autenticação, que usam digital, reconhecimento facial ou tokens no celular. Eles usam o método RATs (Trojan de acesso remoto, na sigla em português).

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa, explica que a nova ameaça não tem interesse apenas nos aplicativos de bancos, mas também é capaz de ajudar no roubo de senhas salvas no navegador e redes sociais. "Este tipo de golpe é chamado de 'golpe da mão fantasma', pois parece que o celular tem vida própria. Os apps abrem sozinhos, mas na realidade é o cibercriminoso que está operando remotamente", descreveu Assolini, em nota. 

COMO AGEM 

Os novos trojans bancários permitem que os fraudadores acessem e controlem os celulares (ou tablet) das vítimas. Por ter acesso a tudo do dispositivo, se torna possível receber os códigos de dupla autenticação enviados por SMS, emails que permanecem logados ou até mesmo aqueles gerados pelos apps. 

O TwMobo fica oculto após a instalação, explica a empresa. Como os criminosos tem controle do dispositivo e permissões de administradores, eles podem ocultar o ícone em seu primeiro acesso remoto, dificultando assim descobrir rastros do golpe. 

Para espalhar o malware, os golpistas estão invadindo sites com muita audiência e inserindo um script malicioso nas plataformas. Quando um internauta acessa o site em questão, recebe uma notificação falsa dizendo que o dispositivo está infectado e, assim que a vítima aceitar "executar a limpeza", estará na verdade permitindo a instalação do RAT. Por isso, fique atento a comportamentos como o descrito acima. 

Quatro bancos brasileiros foram identificados como alvos do TwMobo, além de uma organização internacional — a empresa não informou os nomes das instituições bancárias. 

Como se proteger? 

Segundo o analista de segurança, a melhor proteção contra ameaças como essas é a prevenção: 

- Tome cuidado com as mensagens falsas que induzam você a fazer algo 

- Fique em alerta com notificações de sites (e apps) que pedem a instalação de algum programa no celular 

- Mantenha o sistema operacional do seu aparelho sempre atualizado 

- Caso não tenha, procure instalar uma solução de segurança no dispositivo (existem opções gratuitas e pagas). 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS