As redes sociais do Facebook, que incluem o WhatsApp e o Instagram, caíram em diversas partes do mundo. Além do Brasil, usuários de Portugal, Reino Unido, Índia e Estados Unidos também reclamaram de instabilidade.

As queixas começaram por volta das 12h nas três redes sociais. Após mais de seis horas, o Facebook e o Instagram voltaram a funcionar, por volta das 19 horas. 

WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar

Em seu perfil oficial no Twitter, o Facebook compartilhou uma mensagem de Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, em que ele pedia desculpas pelo problema. “Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede, e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível”, diz a mensagem. 

*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible

— Mike Schroepfer (@schrep) October 4, 2021

A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS), a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites Internet Protocols (IPs) dos servidores que hospedam o conteúdo das páginas.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet.

VEJA TAMBÉM:

Nubank, Netflix, Pagbank e Spotify apresentam instabilidade

Segundo os números da Nasdaq, a bolsa de valores do mercado de tecnologia, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões - o valor total estimado da rede social Twitter.

As ações do Facebook estão cotadas a US$ 326,23 - uma queda de 4,9%.

MAIS ACESSADAS