A última “dor de cabeça” que tem atormentado os internautas está ligada aos chamados minijogos, que aparecem como anúncio ao utilizar determinados aplicativos. O Google chegou a alertar sobre isso.  

A empresa foi informada de 101 apps que podem ser prejudiciais aos dispositivos e aos usuários. Eles parecem inofensivos, mas atraem a atenção das pessoas prometendo recompensas e prêmios para quem completar as tarefas propostas.

Como eles funcionam?

Esses softwares, na verdade, são plataformas comumente utilizadas pelos criminosos para implantar malwares de espionagem nos aparelhos das vítimas. Com isso, toda a movimentação e os arquivos presentes no dispositivo ficam vulneráveis.  

O processo foi descoberto por pesquisadores e especialistas em cibersegurança da Dr. Web. Segundo eles, mais de 100 apps presentes na Google Play Store estavam infectados com o vírus.  

O caso se torna ainda mais preocupante quando se avalia a dimensão do que ele pode ter causado. Juntas, essas plataformas foram baixadas mais de 420 mil vezes. Procure saber se você não foi uma das possíveis vítimas.  

LEIA TAMBÉM:

+ Proteja seu celular: veja 5 apps que você precisa excluir já

+ Google surpreende: Agora, rastreie celulares até desligados!

+ Para sua segurança, delete estes quatro arquivos do celular!

Onde o problema foi encontrado?

O problema foi identificado na seção de publicidades do sistema Android e aparece, principalmente, nos minijogos. Eles propõem, por exemplo, que a pessoa gire uma espécie de roleta em troca de recompensas. Essa ilusão, no entanto, nada mais é que uma estratégia para implantar vírus no seu dispositivo.  

O malware em questão foi batizado de SpinOK. Ele é capaz de roubar dados pessoais e enviá-los diretamente para os hackers. Ele age e faz tudo isso em segundo plano, enquanto as vítimas ficam entretidas com os jogos, sem perceber nada de estranho.

O SpinOK faz uma varredura no aparelho, em busca de arquivos importantes. Todo o conteúdo identificado é copiado e, em seguida, enviado para os criminosos.  

Exemplos de apps

Alguns aplicativos conhecidos estão na lista de alerta divulgada pela Dr. Web. Entre eles, aparecem, por exemplo, o Noizz e o VFLy, que são editores de vídeo.  

Constam, ainda, entre os mais baixados da lista de infectados, apps que prometem dinheiro aos usuários, como Fizzo, Novel, CashEM e Tick.  

Fique atento a essas promessas de recompensa que surgem na internet. Se algum desses apps foi instalado por você, apague-o imediatamente. Além disso, busque um antivírus confiável. Por mais que eles tenham sido deletados, o SpinOK pode continuar instalado no aparelho.

Mais de 100 apps infectados com vírus Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS