Fique ligado! A segurança do seu celular pode estar em completo risco se você baixou esse aplicativo! A empresa ESET, focada em cibersegurança, recentemente identificou uma ferramenta com malware na Google Play Store.

Se você quer mais detalhes para proteger seu aparelho celular, vamos te dar todas as informações. Saiba o nome desse aplicativo e como proteger seus dados imediatamente.

Qual é o aplicativo que está contaminado?

O aplicativo em questão é o iRecorder – Screen Recorder, que tem mais de 50 mil downloads desde seu lançamento. Os pesquisadores descobriram que ele era capaz de extrair gravações de áudio dos microfones dos dispositivos dos usuários, incluindo conversas telefônicas privadas, além de coletar arquivos sensíveis.

Acredita-se que esse tipo de aplicativo tenha sido desenvolvido com o propósito de roubar informações pessoais, infectar outros dispositivos. Além disso, exibir anúncios invasivos, controlar o celular remotamente ou realizar outras atividades prejudiciais.

Diante da significativa quantidade de downloads do aplicativo na Google Play Store, o alerta da empresa se torna ainda mais crucial. Segundo a ESET, os dados coletados eram enviados para o servidor de comando e controle do invasor, o que deixava os usuários vulneráveis a diversas formas de exploração maliciosa.

LEIA TAMBÉM:

Google adverte sobre 100 apps roubadores de dados. Veja! 

+ Leia mensagens apagadas do WhatsApp sem usar outros apps!

+ Proteja seu celular: veja 5 apps que você precisa excluir já

Mais de 50 mil usuários que baixaram o aplicativo desde o seu lançamento, em setembro de 2021, precisam estar extremamente atentos a essa questão. Esse aplicativo age como um invasor que compromete severamente a privacidade.

Portanto, se você chegou a baixar o iRecorder – Screen Recorder, trate de apagá-lo imediatamente. Além disso, verifique de todas as formas seus dados para ver se não vazou nada e não há nenhum problema com seus dados sensíveis ou outras coisas.

É muito importante prestar atenção nisso, pois da mesma forma que a tecnologia nos ajuda. Ela também pode nos atrapalhar, então para não haver mais equívocos nem problemas, mantenha-se atento aos programas que você coloca em seu aparelho celular.

Se você chegou a baixar o aplicativo trate de apagá-lo imediatamente Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS