Nunca antes as pessoas foram tão dependentes dos celulares como agora, afinal, esses aparelhos acumularam uma série de ferramentas e funções, as quais é difícil viver sem. E o pior de tudo é quando a bateria acaba e a pessoa se vê impossibilitada de utilizar o seu dispositivo.

A situação só é pior quando isso acontece logo de manhã, bem no começo do dia, e pode deixar qualquer um de cabelo em pé. Infelizmente, quanto mais aplicativos e funcionalidades o aparelho possui, maior será o seu gasto energético, e isso é um fato.

Não é à toa que muita gente costuma deixar o celular carregando a noite toda, para não ter surpresas desagradáveis durante o período diurno, mas isso pode ser extremamente prejudicial para o telefone. Afinal, caso a bateria chegue nos 100% e o carregador não seja desconectado da tomada, a energia extra pode ir “viciando” o eletrônico.

Como esse problema do carregamento pode ser resolvido?

Existe uma função que é capaz de ajudar a economizar energia e ainda evitar o desgaste da bateria, e isso se chama “carregamento adaptativo”. Entretanto, é importante avisar que essa dica nem sempre funciona, então use-a com cautela.

Antigamente, tal funcionalidade era exclusiva para o Google Pixel, no entanto, tornou-se generalizada para aparelhos mais novos, mudando um pouco o seu nome de acordo com a marca do celular que é usado.

Ela é capaz de dosar a carga de maneira inteligente, evitando assim que o dispositivo fique com 100% de carga de forma contínua. O bacana é que a ferramenta pode ser coordenada com a hora do alarme do despertador do proprietário, de modo a otimizar o gasto energético.

Usando isso, o celular carrega apenas até chegar em 80%, um volume considerado ideal para manter tudo funcionando e garantir que a bateria não se “vicie”. Assim, o restante da energia é reservado para pouco antes do toque do despertador acontecer.

LEIA TAMBÉM:

Leia mensagens apagadas do WhatsApp sem usar outros apps!

+ Proteja seu celular: veja 5 apps que você precisa excluir já

+ Google surpreende: Agora, rastreie celulares até desligados!

Logo, a principal meta é chegar aos 100% assim que a pessoa acorde, para que ela desconecte o celular, evitando o desgaste excessivo do sistema. Porém, é importante lembrar que isso só funcionará quando o despertador estiver ativado, então cuidado durante os finais de semana.

Para ativar a função no smartphone Android, basta apenas acessar “configurações”, “bateria” e, em seguida, “carregamento adaptativo” e ativar a referida opção, sem esquecer que o nome das abas podem ser diferente, a depender da marca do seu produto.

Truque ajuda a economizar a bateria do celular Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS