O TikTok anunciou na última quarta-feira (30), novas funcionalidades de controle parental que prometem dar mais transparência às atividades de adolescentes na plataforma. Agora, pais e responsáveis que tiverem suas contas sincronizadas com as dos filhos serão notificados sempre que os jovens publicarem vídeos, stories ou fotos — mesmo que a conta esteja configurada como privada.

Além das notificações, os pais também terão acesso às configurações definidas pelo adolescente, como a permissão para download dos vídeos, a possibilidade de republicação por terceiros, a visibilidade da lista de seguidores e os tópicos escolhidos para moldar o conteúdo exibido no feed.

De acordo com a plataforma, essas opções são desativadas por padrão para usuários de 13 a 15 anos. A atualização faz parte do recurso chamado Sincronização Familiar, criado pelo TikTok para que responsáveis possam acompanhar, de forma mais próxima, a experiência digital dos filhos.

Veja também: 

A nova configuração será ativada automaticamente para quem habilitar o recurso a partir de agora. Já aqueles que já utilizam a Sincronização Familiar precisarão ativar manualmente as notificações para receber os alertas.

"Seguimos fornecendo às famílias um conjunto de ferramentas para estimular diálogos abertos e contínuos sobre suas experiências online", afirmou o TikTok, em nota oficial. "Para aprofundar essas conversas, começamos a introduzir novos recursos que dão mais visibilidade sobre as atividades das contas dos adolescentes."

Como ativar a Sincronização Familiar no TikTok:

  • Acesse o perfil do TikTok;
  • Toque no menu (☰) e vá em “Configurações e privacidade”;
  • Selecione “Sincronização Familiar” e clique em “Continuar”;
  • Escolha entre “Pai/mãe” ou “Adolescente” e avance;
  • No outro dispositivo, repita o processo e escaneie o código gerado;
  • Clique em “Vincular contas”.
📷 A atualização faz parte do recurso chamado Sincronização Familiar. |Foto: Divulgação/TikTok

Para usuários antigos, é necessário acessar novamente o menu de “Sincronização Familiar” e ativar manualmente os novos alertas.

MAIS ACESSADAS