A Alpine e a Renault revelaram seus últimos modelos no Festival de Velocidade de Goodwood 2022, incluindo o novíssimo Mégane E-Tech 100% elétrico, que fez sua estreia ao público na lendária colina da propriedade no Reino Unido – ele ainda estava exposto em área reservada aos elétricos.

Renault 5 Prototype
📷 Renault 5 Prototype |(crédito: Divulgação)

O carro-conceito Renault 5 Prototype também estava presente na Avenida Elétrica e é uma reinterpretação do original, revisitando o emblemático design com um visual audacioso, que apresenta o estilo do futuro Renault 5, cujo lançamento está previsto para 2024. As caixas de rodas mais largas deste supermini-conceito de 5 portas foram inspiradas noutro Renault 5, que também esteve presente no Festival de Velocidade: o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction, com motor turbo em posição central, que construiu sua reputação em ralis e que foi pilotado até o topo da colina pelo francês Alain Serpaggi. Pra comemorar os 50 anos do Renault 5, foi até organizada uma procissão na colina com o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction.

Já o Renault RS10 F1 de 1979, primeiro carro de F1 com motor turbo a vencer um Grande Prêmio, fez sua aparição na pista pilotado por René Arnoux.

Alpine A110 Tour de Corse 75
📷 Alpine A110 Tour de Corse 75 |(crédito: Divulgação)

ALPINE – A Alpine fez a estreia mundial do A110 Tour de Corse 75, ícone do rali em série limitada, inspirado no A110 que participou da Volta da Córsega de 1975 e que tem 300 cavalos, chassi com ajuste fino e visual em 2 tons (preto e amarelo), complementado por detalhes preto e branco. O cupê também esteve exposto no Paddock First Glance, onde os visitantes puderam admirar cada detalhe, como as rodas aro 18 branco brilhante, os bancos de competição, as pinças de freios Brembo na cor laranja e o novo multimídia.

📷 Alpine A110 Berlinette |(crédito: Divulgação)

O A110 Berlinette que participou da edição 1975 da Volta da Córsega e inspirou a edição limitada também estava presente em Goodwood. Criada em 1956, a Volta da Córsega é uma das provas mais emblemáticas do automobilismo esportivo, principalmente em rali. Em 1967, a competição passou a fazer parte do Campeonato Francês de Rali, se tornando a principal atração em 1973. Dois anos mais tarde, 77 equipes enfrentaram a pista de asfalto na Córsega, mas só 22 delas cruzaram a linha de chegada, mostrando a dificuldade desta etapa, quando um Alpine A110 e um Lancia Stratos HF travaram uma luta acirrada pela vitória e a decisão só aconteceu na última etapa especial. A vantagem sobre o A110 oscilava entre 5 e 30 segundos antes da última etapa e foi no último setor cronometrado que eles travaram a última batalha, registrando o mesmo tempo. No final, o Alpine terminou a prova com apenas 32 segundos de diferença do mais alto degrau do pódio.

Veja mais no site do Auto Destaque.

MAIS ACESSADAS