Os componentes elétricos são essenciais para alimentar a energia do automóvel. Afinal, praticamente todas as peças do carro dependem de um acionamento elétrico para ligar. Mas a alta performance das fiações automotivas está diretamente ligada à limpeza dos seus componentes, pois a superfície livre de impurezas permite maior fluidez na condução da energia.

No entanto, ao contrário de sujeiras encontradas na superfície do veículo, que são possíveis de remover com certa facilidade, os componentes elétricos precisam de um cuidado mais detalhado na hora da limpeza. É que a higienização do sistema elétrico acontece no momento da manutenção automotiva, quando ocorrem os processos de montagem e desmontagem dos condutores. Segundo Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel na América Latina: “Todas as peças do carro estão sujeitas a poeira, sujeira do ambiente e até oleosidade. A limpeza das peças elétricas é feita na manutenção, para melhorar o desempenho do veículo e manter os condutores longe de resíduos”.

A limpeza dos contatos elétricos e eletrônicos do automóvel deve ser feita com agentes desengordurantes à base de solvente – exemplo: a tecnologia Loctite SF 7647, que atua na limpeza dos terminais dos chicotes, da caixa de fusíveis, dos conectores elétricos, do quadro de disjuntores, da parte interna de alternador, dos sensores, das unidades de comando eletrônicas e dos sistemas de injeção eletrônica. Em geral, esses condutores elétricos estão sujeitos aos mais variados tipos de resíduos, tipo graxa, óleo, poeira e outros contaminantes de superfície. E carros e caminhões que circulam em locais de terras e áreas litorâneas estão mais expostos à sujidade desses componentes. “O cuidado na manutenção ajuda não apenas a manter os dispositivos elétricos em pleno funcionamento, como ainda aumenta a vida útil do veículo”, complementa Célio Ruiz.

Veja mais no site do Auto Destaque.

Foto: (crédito: Divulgação)

MAIS ACESSADAS