Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1970, o Citroën SM (sigla pra Sport Maserati) trouxe soluções técnicas inovadoras pra época, como suspensão hidropneumática. Com design marcante, esse GT cupê de duas portas e 4 lugares teve sua aerodinâmica projetada por Robert Opron, famoso designer automotivo francês, que criou um visual futurista para chamar a atenção.

O SM foi o veículo mais exclusivo da década de 70, combinando carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática e movido por motor V6 oriundo da Maserati. E sua direção hidráulica progressiva de apenas duas voltas tornava sua condução muito agradável. Foi também o primeiro modelo produzido em série na Europa com volante com ajuste de altura e profundidade. E atendia as expectativas de quem queria um carro potente, luxuoso e confortável, pois era largo, baixo e aerodinâmico – seu coeficiente de 0,26 é surpreendente até hoje.

Algumas versões especiais do SM foram produzidas, como a feita pro presidente da França Georges Pompidou. Mas as versões tradicionais foram muito apreciadas por famosos como o craque do futebol holandês Johan Cruyff, o apresentador Jay Leno e os atores Daniel Craig e Burt Reynolds. Pra completar, ele fazia bonito em competições esportivas, tendo vencido o rali de Marrocos, entre outros.

Veja mais no site do Auto Destaque

Foto: (crédito: Divulgação)

MAIS ACESSADAS