Contra o Bragantino, hoje à noite, na Curuzu, o PSC cumpre seu quinto compromisso pelo Campeonato Paraense. Uma boa oportunidade para Hélio dos Anjos consolidar o sistema de jogo que tem garantido a campanha invicta na competição. É o segundo adversário interiorano a encarar o Papão (e sua torcida) em Belém – o primeiro foi o Santa Rosa.

Boa parte da torcida encarou a atuação do time no clássico como razoável, com rendimento satisfatório da defesa e do meio-de-campo, mas apresentando algumas falhas preocupantes no ataque. Nesse aspecto, a falta de apuro nas finalizações foi o ponto mais criticado.

CONTEÚDO RELACIONADO

Diante das equipes emergentes, o PSC não tem tido problemas. Derrotou o Santa Rosa na estreia, passou depois pelo Caeté (em Bragança) e derrotou o Águia, em Marabá, em sua melhor exibição na competição.

Quer saber mais notícias do Parazão 2024? Acesse

A vitória sobre o campeão de 2023 marcou também uma mudança na escalação da equipe. O habilidoso Bryan (foto) passou a jogar na extrema esquerda, tendo Kevyn como lateral voltado para a marcação. No meio, Biel assumiu a titularidade, situação mantida no Re-Pa.

Com o retorno de Robinho ao time, nos minutos finais diante do Remo, é provável que a configuração da meia cancha volte a mudar. Gabriel Bispo, que apareceu bem na marcação, também deve ser mantido.

Quanto ao ataque, o artilheiro Nicolas tem a chance de reencontrar o caminho das redes, depois do incrível gol perdido no clássico. Foi um lance que poderia ter decidido a partida, aos 39 minutos da etapa final.

Depois de iniciar a jogada, dominando a bola à entrada da área, Nicolas lançou Jean Dias na área e este passou para Robinho, que deu um toque de calcanhar para o goleador chapar de primeira. Ocorre que Nicolas chegou na bola, mas isolou por cima da trave.

A torcida ainda curte a frustração pela perda do gol “mais feito” do Re-Pa e o técnico Hélio dos Anjos até arranjou uma explicação polêmica para o erro de finalização. Culpou o gramado do Mangueirão.

Sem papas na língua, ele culpou o jogo Flamengo x Sampaio Corrêa, válido pelo Campeonato Carioca, disputado quatro dias antes do Re-Pa. “A bola deu uma ‘quicadazinha’. Então, o Flamengo prejudicou o nosso clássico”, declarou.

A bronca com a partida (e com o Flamengo) não é novidade. Hélio já havia sido manifestada de forma mais explícita. A justificativa para o chute torto de Nicolas não convenceu, mas o jogo de hoje abre uma nova possibilidade para o ídolo do time voltar a acertar o pé.

Usinas distribuem ingressos para o Pré-Olímpico

As Usinas da Paz vão distribuir ingressos gratuitos para os jogos da Seleção Brasileira feminina no Pré-Olímpico de basquete. O anúncio foi feito ontem pelo governador Helder Barbalho. O torneio, inédito no Pará e no Brasil, tem ainda as participações de Austrália, Sérvia e Alemanha, e garante três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, em julho próximo.

Treino da seleção brasileira feminina de basquete no Mangueirinho.
📷 Treino da seleção brasileira feminina de basquete no Mangueirinho. |Bruno Cecim/Ag Pará

A fim de democratizar o acesso a eventos esportivos, o Governo do Estado decidiu distribuir gratuitamente ingressos para os jogos da Seleção Brasileira no torneio, que começa nesta quinta-feira (8), em Belém.

“A partir de amanhã (quarta-feira), cada Usina da Paz vai disponibilizar ingressos para o jogo de quinta-feira, estreia no pré-olímpico. Serão 7 mil ingressos pra gente lotar o Mangueirinho”, disse Helder.

Todos os jogos acontecem na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), na avenida Augusto Montenegro. Além dos ingressos, o Governo vai garantir o transporte para que crianças e acompanhantes atendidos pelas Usinas da Paz assistam aos jogos da Seleção.

“Vamos disponibilizar ônibus para levar a meninada para prestigiar o evento. É o Brasil no pré-olímpico. É hora de lotar o Mangueirinho e empurrar as meninas do Brasil rumo a Paris, saindo aqui de Belém”, reforçou o governador.

Para o secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, esta é uma grande oportunidade para aproximar as crianças do esporte.

“Vamos garantir que as crianças e adolescentes atendidos nas Usinas da Paz, que muitas vezes não têm oportunidades, possam prestigiar este grande evento esportivo internacional. Muitos deles já praticam esportes nas Usinas e, no futuro, quem sabe também possam vir a ser profissionais do esporte”, declarou Igor.

Obra póstuma do craque das lentes tributa o futebol

“Futebol do Brasil: Sonho e Realidade”, livro de um dos mais destacados fotógrafos do país, será lançado amanhã (8), na Livraria Travessa, em Brasília. É uma forma carinhosa e merecida de marcar a data em que Orlando Brito, morto em 2022, faria 74 anos. Familiares e amigos do grande jornalista organizaram a noite de autógrafos.

Orlando era um craque da cobertura política, que exerceu por cinco décadas, ajudando a modernizar o fotojornalismo brasileiro. Como todos os profissionais da área, jamais abandonava a câmera fotográfica, e quase sempre da marca alemã Leica, a mesma que foi a queridinha dos grandes mestres, como o francês Cartier-Bresson.

Em meio aos registros da cena política, Orlando aproveitava viagens pelo país para registros variados. Uma vez, no Maranhão, avistou um campinho de várzea, que, na maré baixa, servia de local da pelada da garotada. Com maré alta, virava ponto de pesca (e sobrevivência) das famílias.

Cobriu Copas do Mundo com o mesmo entusiasmo com que passava o dia nos corredores do Congresso Nacional. Entendia a importância cultural do futebol para os brasileiros.

Sua filha Carolina, em entrevista ao Correio da Manhã, revela que “sua percepção possibilitou um aprofundado olhar do esporte que está entranhado na alma brasileira. Da sofisticação dos Maracanãs à singeleza dos cafundós, do encontro de ídolos e atletas famosos com brasileirinhos simples e desconhecidos do interior”.

O livro – que o escriba de Baião já encomendou – é um lançamento da Editora Almedina Brasil, com o apoio da Reag Investimentos.

MAIS ACESSADAS