O técnico Ricardo Catalá foi muito vaiado no intervalo da partida e depois do apito final também. É início de trabalho, todos compreendem, mas o pavoroso comportamento defensivo irritou os torcedores, desconfiados com as atuações nos clássicos contra PSC e Tuna. A vitória de virada significou a recuperação do Remo no campeonato, mas a repetição de erros deixou muitas dúvidas no ar quanto à confiabilidade do time.

Quando um time vence por dois gols de diferença fica a impressão de que impôs superioridade em relação ao oponente. Não foi bem o caso do confronto de ontem à noite, quando o Tapajós foi sempre organizado e perigoso quando investia em direção ao gol.

CONTEÚDO RELACIONADO

O gol tapajônico aos 20 minutos, com Elizeu aproveitando cobrança de escanteio, fez o torcedor reviver as aflições do clássico diante da Tuna, que também saiu na frente. Aos 25’, na primeira boa jogada bem tramada, a bola chegou a Marco Antônio na esquerda e o cruzamento saiu certeiro, nos pés de Ytalo, que desviou para as redes.

Quer saber mais notícias do Parazão 2024? Acesse  nosso canal no WhatsApp.

Nem mesmo a igualdade fez o Remo se tranquilizar. Seguiu sofrendo com as articulações do adversário, sempre iniciadas por Otávio e buriladas por Nilson, um dos melhores em campo. Um novo lançamento longo que garantiu a virada azulina ainda na etapa inicial: Ligger lançou Camilo no centro do ataque, o meia se livrou da marcação e bateu no canto direito de Cassiano, para colocar o Remo em vantagem.

Logo em seguida, Marco Antônio driblou um marcador dentro da área e chutou em direção ao gol, mas a bola desviou na zaga. Depois disso, foi só pressão do Tapajós buscando o empate, que quase veio com o zagueiro Sorriso, mas o lance foi anulado por impedimento, aos 49’.

Depois do intervalo, com Thalys substituindo Vidal na lateral direita, o Remo voltou mais adiantado, tentando errar menos. O duelo no meio-campo ficou mais equilibrado, com a participação de Henrique, muito empenhado em dar o primeiro combate à frente da zaga.

Nilson continuava jogando à vontade, sem muitos obstáculos para ir à frente e lançar bolas na área. Numa dessas tentativas, a zaga retomou e tocou para Camilo, que lançou Felipinho na direita. O ponta recebeu e fez um cruzamento perfeito para Ytalo no comando do ataque. Este deu um leve toque para Marco Antônio chegar e finalizar.

Um bonito gol, com a bola entrando no lado direito da trave de Cassiano. A vantagem de 3 a 1 poderia deixar o Remo menos atrapalhado nas ações pelo meio e nas tentativas de saída pelos lados. Lego engano.

O Tapajós seguiu mais presente no campo de defesa azulino, aproveitando o recuo da equipe. Ficou ainda mais perigoso depois que, por contusão, Marco Antônio e Felipinho foram substituídos por Echaporã e Kelvin.

O Remo só levou perigo outra vez quando Camilo cobrou uma falta com maestria, bem ao seu estilo, aos 34 minutos. A bola ia no canto esquerdo, mas Cassiano mandou para escanteio.

Quase ao final, Borel (que substituiu Tiago) acertou um tiro forte no travessão de Marcelo Rangel. O goleiro ainda salvaria a lavoura em chute rasteiro de Jaquinha que pegou efeito após resvalar em Ligger. Defesa milagrosa, de puro reflexo.

Vitória importante, excelente resultado, mas desempenho chinfrim, abaixo das expectativas da torcida, que voltou a vaiar o técnico no final.

Técnico não contesta vaias e vê evolução no time

O técnico Ricardo Catalá faz boas e comedidas análises dos jogos. Não costuma exagerar nos rapapés, nem fica com auto louvação, como é do feitio alguns. Melhor assim. Vaiado pela torcida azulina, que não se conforma com a derrota para a Tuna e nem esquece a pífia temporada de 2023, ele não perdeu a elegância nas respostas no pós-jogo.

Admitiu que não tem uma formação definida, por isso as experimentações e tentativas com vários jogadores. Atribuiu aos problemas de condicionamento o rendimento oscilante de alguns jogadores – Ligger, principalmente, que deixou a torcida com os cabelos em pé.

Fez questão de elogiar a boa participação de Henrique na marcação, a insistência com lançamentos longos, responsáveis pelos dois primeiros gols, e destacou o poder de reação do time, que saiu em desvantagem e conseguiu reagir rápido.

Por outro lado, não deixou de tirar uma casquinha, mencionando que na Série C do ano passado arrumou o time a partir da zaga e terminou o campeonato com a segunda melhor média na parte defensiva.

Precisa apenas explicar como a dupla titular da defesa não consegue nem afastar bolas fáceis em cobranças de escanteio. Mesmo em segundo lugar na classificação, o torcedor não se conforma em ver um time tão inseguro quando é atacado, por isso reage manifestando insatisfação.

Déficit de talento explica fracasso do basquete feminino

A torcida paraense foi incansável nas manifestações de carinho e incentivo à seleção brasileira de basquete feminino durante as três partidas do Pré-Olímpico, disputado na Arena Mangueirinho, semana passada. Apesar do apoio, isso não foi suficiente para empurrar o time à classificação.

Kamilla disputa rebote no jogo entre Brasil e Alemanha no Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em Belém.
📷 Kamilla disputa rebote no jogo entre Brasil e Alemanha no Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em Belém. |Wander Roberto/Fiba

As três derrotas puseram fim ao sonho da vaga olímpica para os Jogos de Paris. Em alguns momentos, a seleção até parecia perto de alcançar isso, como diante da Sérvia. Mesmo assim, a diferença de qualidade frente a australianas e germânicas foi gritante demais.

Na partida final, disputada no sábado, o placar nunca foi próximo da diferença necessária para classificar o time. Em muitos momentos, ficou escancarada aquela que é a maior deficiência do nosso basquete atual: a ausência de talentos.

Quem acompanhou todos os jogos saiu tristemente conformado. Sem jogadoras diferenciadas, como Paula e Hortência, voltar aos dias de glória será muito difícil, talvez impossível.

MAIS ACESSADAS