História da gastronomia paraense

Os turistas do Círio poderão conhecer a história da gastronomia paraense. Uma exposição denominada “História e Cultura da Alimentação Paraense “será instalada no Solar da Beira. A iniciativa é do Alere, grupo de pesquisa da UFPA que estuda os hábitos alimentares amazônicos. Sob a curadoria do professor Miguel Picanço, a exposição trará um conjunto de fotos e utensílios usados na cozinha regional. O Solar será ornado com uma casa de forno e uma diversidade de utensílios: gamela, tipiti, peneira, abano e fogão de barro. A inauguração será no dia 23 de setembro e integra a programação do evento científico VI Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia.

Recuperação judicial e falências

O projeto da Vara Metropolitana e especializada de Recuperação Judicial e de Falências, após os estudos e aprovação pela comissão competente, foi ao Pleno do TJPA e parou com o pedido de vista da desembargadora Filomena Buarque há mais de um mês e não tem prazo para voltar. Enquanto isso, a segurança jurídica e a previsibilidade das decisões judiciais dele decorrente ficam na espera. O Pará é hoje um dos poucos estados que não tem uma vara única especializada na matéria, o que está previsto em lei.

Oferenda

Os carros engolidos pelo Atlântico, no Atalaia, passam por uma guaribada e os que conseguem ressuscitar são vendidos a preço de banana em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, locais onde ninguém imagina carro em praia. Seguro não paga.

Líder

Teve gente que ainda tentou negar a compra do Nazaré pelo Líder, mas não teve jeito, até porque língua não tem osso. Tudo foi fechado no fio do bigode, às 23h de quarta. O Líder busca financiamento para assinar o contrato.

Competência

Todas as negociações entre Líder e Nazaré foram feitas por dois competentes profissionais paraenses: o advogado Albano Martins e o corretor Maurício Azevedo.

Emprego

O Grupo Líder deve aproveitar todos os colaboradores qualificados entre os 1.200 que atuavam no Nazaré.

Home

Devem continuar como supermercados as antigas lojas do Nazaré na 14 de Março e Duque. As lojas da São Francisco e Augusto Montenegro devem virar imensos home centers. Tchau Oplima e Dicasa, uma revolução no segmento.

Galpão

Os três galpões que o Nazaré tinha na Dr. Freitas com Almirante também entraram no pacote e devem virar reserva estratégica do Grupo Líder.

Valor

Obtido financiamento, a forma de pagamento do Grupo Líder pelos ativos do Nazaré deve ser bastante mitigada, porém o valor total da operação chegou a 165 milhões de reais. Bem grande para o nosso varejo.

Museu

Será inaugurado em dezembro, em Belterra, a 150 quilômetros de Santarém, o Muca - Museu de Ciência da Amazônia, objetivando catalogar e disponibilizar recursos da região por meio da biotecnologia.

Belterra

Às margens do Tapajós, Belterra, um vilarejo fundado em 1934 pelo magnata Henry Ford, hoje município com 17 mil habitantes que inclui o distrito de Fordlândia, será a sede do primeiro laboratório de ciência avançada da Floresta Amazônica.

Argumento

No Argumento desta segunda: o jornalista Olímpio Guarany, que acaba de concluir a reedição da Expedição Pedro Teixeira, e o empresário Leopoldo Couceiro, comemorando os 43 anos de sucesso da sua Quadra Engenharia. Às 22h40, na RBA.

Pesquisa

O Muca terá laboratórios de pesquisa que possam apresentar projetos para a indústria e internacionalizar esses conhecimentos, devidamente patenteados. No local pode ser criado um grande vale econômico na Amazônia.

Vertentes

O projeto em torno do Muca integra três vertentes econômicas: madeira beneficiada e certificada, bioinsumos e turismo. O projeto até agora recebeu 17 milhões do BNDES, 20 milhões do Sebrae e oito milhões do Governo do Pará para compra de equipamentos.

Raiz

O Museu de Ciência da Amazônia tem estrutura assinada pelo arquiteto Gino Barbosa e mobiliário por Arthur Casas. Na casa onde Henry Ford dormiu devidamente restaurada, vai funcionar o Centro de Cultura Alimentar Tapajônica, supervisionado pela escola Le Cordon Bleu e pelo chef Saulo Jennings. Um incentivo para que jovens da região possam se profissionalizar usando a cozinha raiz.

Jubileu

Os Anijar promovem evento no próximo dia 18, na Estação, para festejar com categoria os 50 anos de sucesso da Marmobraz.

Segurança

A Igreja da Trindade cedeu parte do Salão Dom Zico para abrigar um batalhão da PM. A iniciativa que pretende resolver sério problema de segurança na região terá o apoio do Pátio Belém, OAB e hotel Ibis.

Sal

A repaginação completa da região da Pracinha, no Sal, será entregue no final de setembro. Esta ação deve resgatar o interesse imobiliário pela zona antiga da cidade.

Aparecida

Manto desenhado por Odair Mindello e confeccionado por Jorge Bittencourt fará parte da exposição no Santuário Nacional de N.S. de Aparecida, em outubro, em São Paulo.

Memória

Para ampliar sua área de visitação, o Memória de Nazaré, espaço museal da Basílica Santuário, passará por uma completa revitalização. Em outubro, reabrirá totalmente restaurado e com novo acervo, para as festividades do Círio 2022. Parte das peças continua em exposição na Casa de Plácido.

Cruzeiro

João Ribeiro recepcionará no dia 6 de dezembro, ancorado ao largo de Icoaraci, o navio de cruzeiro “Volendam”, com 1.200 passageiros.

Adega

As Adega da Benjamin e das Onze lançaram novos cardápios. E o happy hour na Benjamin dá direito a promoções de cerveja, dose dupla de whisky e taças de vinho.

Azul

A Azul Linhas Aéreas, companhia com o maior número de operações em Val-de-Cans, passou a hospedar a sua tripulação no luxo do Grand Mercure.

Voo

O aeroporto de Val-de-Cans recebeu em julho, em torno de 340 mil passageiros. Retomada.

Cultura

Em 2021, a Fumbel aumentou em 25% o investimento em cultura em Belém, comparado com 2020.

Restauro

O imóvel há muito abandonado, ao lado da Sé, pertence à Funpapa e será cedido ao Promaben para restauro.

Jurídicas

Leonardo Amaral Pinheiro da Silva tomará posse na Academia Paraense de Letras Jurídicas, nesta quarta, às 18h, no auditório da Unama. Na ocasião lançará o livro Atos dos Testadores, continuação de Pacto dos Noivos e Pacto dos Namorados.

Advogado

Vem aí a Associação da Advocacia Paraense (Aapa) que está sendo criada por um forte grupo de advogados. Seguirá o mesmo objetivo da poderosa paulista Aasp e virá para aderir aos projetos da OAB/PA e do IAP, procurando uma total sintonia.

Luxo

O Piazza by Quadra, debut da Quadra Engenharia em Batista Campos e último lançamento residencial de frente para a praça, já passou de 90% das unidades vendidas. O edifício é um dos mais modernos e luxuosos da região.

Cacau

Dados da Sedap sobre a última safra de cacau: Pará, 144.325 toneladas; Bahia, 126.500, e Espírito Santo, 11.816.

Parto

Sucesso de público a moderna Maternidade Porto Dias. O serviço é coordenado pela médica Cíntia Lins.

Decolagem

Depois de apanhar bastante das chuvas, a construtora retomará amanhã, a obra do aeroporto na Arthur Bernardes, que substituirá o antigo Aeroclube.

Aeroporto

Após o leilão de concessão, o vencedor deverá assumir a gestão de Val-de-Cans no início de 2023. Há uma grande burocracia e um necessário período de transição. O leilão ocorrerá no dia 18 de agosto, e a Vince Airports é a grande favorita.

França

Ainda restam dois voos-teste da Air France entre Caiena e Belém, nesta terça e sexta. Feito o balanço, a companhia poderá anunciar uma frequência semanal regular.

Rally

Maior do mundo, o Rally dos Sertões, que chegará ao Sal no dia 10 de setembro, depois de pernoitar em Paragominas, terá 500 veículos em todas as categorias. Três pilotos paraenses estarão no páreo: Melissa Matsunaga, Alessandro Pantoja e Diogo Nasser.

Maré

A chegada do Rally dos Sertões deverá ocorrer por volta das 14h, no Atalaia, com maré baixa. Haverá área delimitada e decorada para o evento. Muita mídia.

Pai

Para celebrar o mês dos pais, o Bosque Grão-Pará iniciou campanha promocional, que sorteará uma moto BMW G310 GS. Cupom a cada 250 reais em compras.

Guamá

O bairro mais populoso de Belém, o Guamá, ganhará uma superinjeção de varejo. O Grupo Líder inaugura em setembro, um lojão em frente à entrada do campus da UFPA. O Grupo Formosa inaugura em outubro, também um lojão no coração da Barão de Igarapé-Miri.

ADM

O FIA - Fórum Internacional de Administração ocorrerá de 26 a 28 de setembro, no Hangar. O tema será “A Ciência da Administração sob a Égide da Ética, Sustentabilidade e Governança”. Público estimado em 1.200 participantes. Palestrantes nacionais e internacionais.

EM ALTA

Mangueirão

O Estádio Jornalista Edgar Proença será reinaugurado, em alto estilo, no dia 4 de setembro.

Malhação

Inauguração no próximo dia 25, da unidade da Bluefit Batista Campos. Altamente equipada.

Livro

Será nesta terça, às 9h, no auditório do Palacete Faciola, o lançamento oficial da Feira do Livro.

EM BAIXA

Câncer

A Oncológica do Brasil vai descontinuar sua filial em Batista Campos, exatamente na Padre Eutíquio, em frente ao Líder.

Pobre Belém

Atualmente, demanda 12 meses para os órgãos municipais aprovarem um empreendimento imobiliário.

Abandono

Continua grande a mortandade de peixes nos lagos da Praça Batista Campos. Uma pena!

Nazaré da São Francisco deve virar home center após negócio Foto: Reprodução/Google Maps

MAIS ACESSADAS