Os engenheiros Ruy Cabral, titular da SEOP, e Nelson Chaves, conselheiro aposentado do TCE, no canteiro de obras do Parque da Cidade. Execução do primeiro, realizando um sonho do segundo. Obras céleres.
Samba
Toda a imensa delegação da escola de Samba Grande Rio, incluindo Paola Oliveira, chega a Belém nesta madrugada de sexta e ficará até domingo. No sábado, ocorrerá a grande Seletiva Pará, no Porto Futuro, com disputa de nove sambas. Na ocasião, Alane Dias, ex-BBB, será coroada Musa da Escola.
Seletiva
O Festival de Samba Enredo da Grande Rio, Seletiva Pará, ocorrerá neste sábado, a partir das 18h30, no Porto Futuro. Shows Samb’Axé, Fé no Batuque, Pagode das Meninas e bateria da Grande Rio. Entrada franca.
Manaus
Até o final do ano, o antigo Hotel Tropical de Manaus, que passou por um grande retrofit, reabrirá, estreando no Brasil a sofisticada bandeira Tribute Portfólio, da rede Marriott Internacional. O dono do hotel é o grupo educacional Fametro, que alugou imóvel na Avenida Nazaré e está prestes a pousar em Belém.
Jurada
A professora e cantora lírica paraense, Jena Vieira, que também comanda o CUCA, foi convidada e está participando como jurada, pela terceira vez consecutiva, do Concurso de Canto Natércia Lopes, um dos maiores certames de canto lírico do país e que acontece em Vitória, ES.
Cupuaçu
Embrapa, UFPA e parcerias fizeram o sequenciamento genético do cupuaçu. Permite preservar a planta e aumentar a produtividade de um recurso valioso para a bioeconomia amazônica.
Eficiência
O REM (Ranking de Eficiência dos Municípios), criado e divulgado pela “Folha de S.Paulo”, analisou cerca de 95% dos municípios do País. A cidade paulista de Botucatu é a primeira colocada no ranking. A pior é Bagre, no Marajó, localizada em uma das 10 piores mesorregiões do Brasil, sendo três delas no Pará.
Pior
Os municípios de Bagre, Muaná, Cachoeira do Arari, Afuá e Portel, todos no Marajó, são os últimos colocados do País no gasto com educação, saúde e saneamento, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios, publicado pela “Folha de S.Paulo”.
Harmonização
No próximo dia 25, a especialista em chocolates, Ana Júlia Lima, e a sommelière Tatiany Falcão comandam a Harmonização de Vinhos & Chocolates da Amazônia. Às 20 horas, na Grand Cru.
Amazônico
De olho nos turistas, o chef Nelson Oliveira, do Manjar, tem focado nas comidas mais típicas. Além do Menu da Floresta com maniçoba, vatapá, pirarucu de casaca, e que é servido em cuias, ele tem usado muitos insumos regionais em suas novas criações do buffet de fim de semana.
EM ALTAEsfirra
Hoje, a concorrida Noite Libanesa, no arraial em frente à Sé. Encontro de “brimos”.
Agro
A força do agro poderá tirar do papel, em Brasília, até o início de 2026, o leilão da Ferrogrão.
Grão
O projeto da Ferrogrão completou 11 anos: está paralisado no STF desde 2021. Envolve 23 bilhões de reais. Porém, vem ganhando força.
EM BAIXAVarejo
Grupo Mateus informa que não rolou qualquer negócio com a divulgada compra do Assaí.
Seca
O Planalto foi alertado que a seca severa deverá isolar logisticamente Manaus, nos próximos 20 dias.
Acidente
Segundo a PRF, a BR-163, entre Sinop e Miritituba, registrou, no primeiro semestre, 400 acidentes. Aumento de 21% em relação ao ano passado.