Apenas indústria extrativista

A indústria no Pará se resume ao extrativismo mineral e energético. A energia é renovável, mas o minério fica só o buraco, exatamente como aconteceu na África, onde os europeus levaram os minérios e ficaram somente as guerras tribais. Aqui ao lado no Amapá, o manganês findou, o buraco ficou e a Icomi sumiu. Pior ainda, o minério extraído e exportado in natura não gera imposto, fica só royalty e ICMS da logística interna.

Terra do Já Teve

Além de Fordlândia e Jari, o Pará já existiu no mapa industrial. Em tempos passados: Phebo, Palmeira, Cata, Pedro Carneiro, Guarasuco, Garoto, Soberano, Aliança, Tecejuta, Olpasa, Brasil Extrativa, Renda Priori, Jaú Camiseiro e beneficiadoras de castanha e palmito. Na época áurea da Sudam, hasteavam bandeira: Fasa, Fosnor, Nortubo, São Bernardo, Madenorte, Ibifan, Gelar, Grafisa, Poliplast, Inca, e toda a finada agroindústria da Pesca. Recentemente, a Tramontina foi embora. Desindustrialização total.

Redução na manufatura

No Pará, a mineração mascarou a redução na manufatura. Em 1990, o Estado detinha 1,8% do PIB brasileiro; hoje, sua participação é de 2,2%. Contudo, sem o agregado mineral e energético, a sua fatia reduz para 1,54%, menos 14%. Por isso, os braços do Sistema S atuam quase que exclusivamente nos municípios minerais.

Chineses em Rondon do Pará

A notícia de que os chineses vão invadir Rondon do Pará provocou alvoroço na cidade. Tudo porque a Chinalco, a maior do mundo, juntamente com a Rio Tinto, comprou a CBA-Companhia Brasileira de Alumínio, dona de um imenso projeto de extração de bauxita com potencial de 4,5 milhões de toneladas por ano, no município. O investimento previsto de 2,5 bilhões de dólares.

O boom do Grão

O escoamento da soja pelo Rio Tocantins com destino a Vila do Conde, em 2026, projeta um volume superior a 300 mil toneladas. No ano passado, foram 60 mil toneladas. Em 2025, o descarregamento dos caminhões para barcaças era via moega (receptor cônico). Em 2026, a RML - Rio Marabá Logística instalou modernos tombadores e correia transportadora para essa operação.

Petróleo em atividade

A ANP foi mais rápida do que a própria Petrobras imaginava na autorização para a retomada das pesquisas na Margem Equatorial. Tudo dentro dos conformes. A autorização ocorre em um momento estratégico, coincidindo com a visita técnica da empresa ASCO Group, referência global no segmento offshore, que está na região realizando prospecção de áreas e avaliando possibilidades para futuras instalações operacionais e bases de apoio.

Cruzeiro

O cruzeiro M/S Artania, com 700 alemães, há muito programado para aportar em Belém, nesta quinta, cancelou a parada alegando o alto custo da operação de atracação.

Liberdade

A todo vapor a obra da Avenida Expressa Liberdade, com trabalho aos fins de semana, inclusive no Carnaval. A chuva tenta atrapalhar, mas o esforço segue. São 13,3 quilômetros, com seis obras de arte, na rota do Linhão da Eletronorte. Iluminada com LED, telada e monitorada, ligará a Perimetral à Alça Viária.

Animal

A Avenida Expressa Liberdade funcionará das 6h à meia-noite, para não estressar a fauna da região. No trajeto, existem 36 passagens subterrâneas para animais e 22 aéreas. Corta áreas da Ceasa e Embrapa.

Duplicação

A Rota Pará, concessionária da PA-150, toca a obra de duplicação do trecho de quatro quilômetros do acesso à Alça Viária, entre a BR-316 e a saída da Avenida Liberdade.

Marinha

A nova Rua da Marinha já está quase concluída. Restam os detalhes finais na rotatória suspensa sobre o Canal São Joaquim.

São Joaquim

A obra no Canal São Joaquim inclui 17 quiosques em madeira, que serão usados pela Prefeitura para programas de educação ambiental.

Honoris Causa

O engenheiro e arquiteto Aurélio Meira receberá o título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário Fibra. No próximo dia 27, às 10h30.

Pirarucu

Levou o selo do chef Saulo Jennings o jantar de 50 talheres, onde Lula recebeu líderes da base aliada do Governo na Câmara e seu presidente, Hugo Motta, na Granja do Torto. No cardápio, pirarucu, escolhido pelo presidente.

Guerra

Com a mudança de comando no Ministério do Turismo, o novo ministro quer trocar a data e transferir para o Rio o Fórum Internacional de Gastronomia, previsto para ocorrer agora em março, em Santarém. Briga grande.

Argumento

A professora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e diretora geral da Escola do Legislativo, estará, nesta segunda, às 22h20, no Argumento da RBA.

Santarém

Ficou para junho, no aniversário da cidade, a inauguração do complexo gastronômico Casa do Saulo, em Santarém. Incluirá restaurante, bar, loja e salão de eventos.

Veterinário

A Unama, que já possui uma Clínica Veterinária na Alcindo Cacela, vai instalar um completo Hospital Veterinário no Campus Gentil, com entrada pela Quintino. Pronto ainda este ano.

Comenda

A deputada Elcione Barbalho recebe, neste sábado (7), a Comenda Unama COP30, em função de seu projeto pela Bioeconomia.

Renda

Unama e Seduc firmaram convênio para lançar com bastante barulho, no Mangueirinho, o Programa 1ª Renda, com duas trilhas: postura profissional e empreendedorismo.

Amazônico

Os empresários Fábio Barboza e Dielmax Damasceno, titulares do Hotel Amazônico, antigo Novotel, ao lado do Campus da UFPA, entregam, no dia 1º de maio, a duplicação do salão de eventos sobre o Rio Guamá. Eles também planejam uma nova torre, com 390 apartamentos, no sistema multicotas.

44 Residence

O empresário Fábio Barboza comprou o fundo de comércio do Hotel 44 Residence, à Rua Ó de Almeida. Assume o negócio nesta terça, com a marca Amazônico Transit Belém.

Roma

A convite da representação diplomática brasileira na FAO, em Roma, a chef Angela Sicilia assinará, no dia 19 de março, coquetel com ingredientes culinários paraenses e uma experiência sensorial com os chocolates Gaudens.

AP

Liderado por Zarra Assef, um grupo de 60 mulheres tem se reunido para interferir positivamente na eleição da AP, marcada para junho. Poderá, inclusive, surgir uma nova chapa na disputa.

Sal

Durante o Carnaval, o Aqualand Resort, no Sal, oferece atrações especiais e eventos temáticos, criando uma experiência única para os hóspedes com shows, desfiles e atividades para toda a família.

Boulevard

O Bailinho de Carnaval na praça principal do Boulevard, no próximo sábado (14), terá uma atração nacional, o Bolo Fofo, para alegar a criançada.

Leal

A Leal Moreira vai mudar sua sede para o Metropolitan Tower. No ponto onde hoje está instalada, esquina da João Balbi com Doca, surgirá uma sofisticada e tecnológica torre comercial.

Zoo

O Bosque Zoo vai inaugurar esta semana, no mix do Bosque Grão-Pará. Ficará em operação até o final do ano, na entrada do acesso D. Ingressos a 35 reais (meia) e 70 reais (inteira). São mais de 20 espécies de peixes, répteis, aves e mamíferos. Presença das maiores serpentes do mundo, pítons e sucuri.

Marajó

A Bannach vai operar o ferry Antônio Teixeira Gueiros e a Master do ferry, Domingos Acatauassu Nunes, ambos propriedade do Estado. A Henvil continua com os seus ferrys, o Henvil I e o Rainha da Condor, os maiores na travessia entre Icoaraci e Camará, no Marajó.

Feijão

Nos sábados de fevereiro, o Pobre Juan, no Boulevard, oferece uma feijoada especial, preparada com rigor, respeito à tradição e servida com elegância e boa música.

Mestrado

O Cesupa ampliou para 25 o número de vagas ofertadas no Mestrado Profissional em Inteligência Territorial e Sustentabilidade. Com duas linhas de pesquisa, o programa tem início das aulas previsto para o começo de abril. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de março, no site da instituição.

Teatro

Os grupos de teatro Cuíra e Palha apresentam, a partir de 24 de março, o monólogo “Açougueiro”, de Edyr Augusto, com Adriano Barroso, dirigido por Paulo Santana, no Teatro do Desassossego, na Cidade Velha.

Paragominas

Os credores do Grupo Portal Agro, com sede em Paragominas, aprovaram o plano de recuperação judicial da companhia, que envolve dívidas de 700 milhões de reais. O grupo atua no cultivo de grãos, pecuária, revenda de insumos e armazenagem de grãos.

Estética

A dermatologista Caroline Palheta participou do IMCAS World Congress, em Paris, um dos principais congressos internacionais da medicina estética. Teve contato com as mais recentes novidades, tecnologias e tendências do setor.

Barato

Segue célere a construção da nova loja do Supermercados Mais Barato, na Conselheiro, ao lado da Tudo, em Batista Campos. Também avança a loja no estacionamento do Bosque Grão-Pará. Hoje, em faturamento, as cinco maiores redes de supermercadistas de Belém: Líder, Formosa, Preço Baixo, Econômico e Mais Barato.

Atacarejo

O Norte Atacarejo vem fortalecendo seu posicionamento como um modelo moderno de varejo de vizinhança, com foco em praticidade, preço competitivo e atendimento próximo da comunidade. São duas unidades: bairro 40H e Guamá. Negócio de Ernane Diniz Neto.

Seasons

O Amazon Seasons, na Pedro Alvares Cabral, vai instalar um descolado gastrobar no rooftop com vista para a baía. No comando do hotel, Victor Fonseca Neto.

Ponto BB

O Ponto BB, na Doca com Municipalidade, inaugura no início de março. Projeto do Estúdio Bohho, de Yuri Rebello e Luiz Rabelo, contempla um centro cultural com galeria de arte e arena de palestras e shows, além de quiosques do Café Gaudens, Manioca e Seringó. E ainda, as três agências do banco: Estilo, Empresas e Varejo.

Café

A Padaria Artesanal Chef Paulo inaugura, nesta terça, uma filial na Casa Criativa do Sesi, em plena Braz, exatamente entre a Tudo e a Camões. Funcionará de terça a domingo, inclusive com café da manhã.

EM ALTA

Voo

A Avianca voltou a fornecer lanche grátis a bordo de seus voos, incluindo Belém-Bogotá. Antes cobrava tudo.

Claro

A Claro vai dobrar de tamanho no Pátio Belém, assumindo a loja onde funcionou a Sol Informática. Novo padrão com mais conforto e muita tecnologia.

TIM

A TIM, aos poucos, aumenta o mix de eletrônicos em suas lojas. Já vende fechaduras eletrônicas e agora vai vender televisão.

EM BAIXA

Furto

Alagamentos constantes na Pariquis têm gerado mais um problema: motoristas que atravessam a água enfrentam o furto de placas dos veículos.

Câncer

Relatório do Inca aponta que, em três anos, o Brasil terá 2,3 milhões de casos de câncer.

Carretas

Além da Brasilit, agora, também a Silnave passou a estacionar suas carretas no leito da Arthur Bernardes.

MAIS ACESSADAS