A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira (22), às 13h, a audiência pública para avaliação da gestão estadual no último quadrimestre de 2021. No evento, o Executivo apresentará ao parlamento e à sociedade os resultados de seus investimentos nas mais diversas áreas e o balanço fiscal. Segundo o presidente da CFFO, deputado Igor Normando (Podemos), a audiência é uma oportunidade para avaliações e ajustes, se necessários. Anualmente, são realizadas três audiências públicas para avaliação da gestão estadual.

HIDRELÉTRICA

Para evitar o superaquecimento dos ativos e desligamentos forçados, impactando a geração de energia, a Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí passa por um processo de modernização do seu sistema de resfriamento de turbinas. O projeto de desenvolvimento e inovação (PD&I), iniciado em 15 de fevereiro, terá duração de três anos e inclui a automação do sistema de resfriamento, criação de sistema supervisório e banco de dados para a aplicação de inteligência computacional. O projeto piloto poderá se estender a outras UHEs gerenciadas pela Eletronorte.

DELÍRIO

Uma peça de humor involuntário. Foi assim a entrevista de Everaldo Eguchi (PTB) a uma rádio de Castanhal nesta semana. Afastado da PF por vazar informações sobre operação contra madeireiros, o “delegado” desandou a contar potocas. De quebra, saudou os “homens de bem” e prometeu atacar “ratos que roubam dinheiro público”, aparentemente esquecido da mochila com R$ 700 mil que a própria Polícia Federal apreendeu em sua residência no ano passado – até hoje ele não explicou a origem do dinheiro.

AVANÇO

A utilização do Pix conquista espaço como forma de pagamento preferida pelo e-commerce. Segundo estudo da consultoria Gmattos, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, a aceitação do novo meio de pagamento nas lojas on-line do Brasil cresceu 281%. Antes, somente 16,9% contavam com essa opção, agora já está disponível em 64,4% das empresas. O Pix só fica atrás do cartão de crédito (98,3% de aceitação) e do boleto bancário (74,6%). O levantamento analisou 59 lojas on-line, que representam 85% do comércio eletrônico do país.

ESCOAMENTO

O governo do Pará está investindo mais de R$ 13 milhões em estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, próximo da foz do rio Pará. Através de um convênio de cooperação técnica com a UFPA, será possível analisar a viabilidade e os limites de dragagem dos canais, para aumentar a capacidade de escoamento da produção paraense. O aprofundamento do calado operacional permitirá o acesso de grandes navios ao porto de Vila do Conde, em Barcarena, favorecendo a movimentação de cargas gerais e granéis sólidos de origem vegetal.

JUVENTUDE

A quantidade de jovens entre 16 e 17 anos com direito a voto na eleição deste ano é a menor desde que essa população ganhou o direito de votar, com a promulgação da Constituição de 1988. Números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que, até janeiro, só 730.693 adolescentes estavam habilitados. Na comparação com as últimas eleições gerais, de 2018, a queda é de 47%. Há quatro anos, 1.400.613 adolescentes estavam autorizados a ir às urnas. Na comparação com os dados mais antigos disponibilizados pelo TSE, de 1992, esse número caiu 77%.

Até hoje Everaldo Eguchi não explicou origem do dinheiro encontrado numa bolsa vermelha durante operação da Polícia Federal em sua casa Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS