A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começa a aplicar, a partir deste sábado (4) a 4ª dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. A recomendação do Ministério da Saúde, prevista em nota técnica divulgada na última quinta-feira, 2, orientava para a aplicação da 4ª dose para pessoas com 50 anos ou mais. Mas, após levantamento em seu estoque de imunizantes, a Sesma decidiu baixar para 40 anos ou mais o público-alvo. Além da vacina contra a covid, a Sesma segue reforçando neste fim de semana a vacinação contra a gripe Influenza e sarampo.

Veja também:

Abordagens causam incômodo em shopping de Belém

Série "Dr. Responde" aborda terapias alternativas

REPASSE

Foram anunciados ontem os índices provisórios para repasse do ICMS Verde aos municípios paraenses, que têm prazo de 30 dias para solicitar impugnação dos índices ou metodologias usadas na apuração. Os índices provisórios são calculados de acordo com as informações ambientais levantadas durante o ano de 2021. Os percentuais calculados para os 144 municípios paraenses levam em consideração critérios ecológicos como Áreas de Preservação Permanentes existentes no município, Áreas de Reserva Legal (ARL), quantitativo de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

RIBEIRINHOS

A 52ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi iniciada na quarta-feira (1º). A iniciativa é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Esta é a segunda expedição realizada após a renovação do convênio firmado entre o Governo do Pará e a associação. Nos últimos anos, a unidade móvel de saúde se tornou uma importante estratégia para oferecer atendimento a comunidades ribeirinhas de difícil acesso por meio terrestre.

INCLUSO

A Secretaria Estadual de Cultura, em cooperação com a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, emitiu nota de esclarecimento sobre os questionamentos referentes aos espaços inclusivos no Porto Futuro. O estudo técnico das novas adaptações já foi concluído, com expectativa de inauguração ainda no 2º semestre. “O governo do Pará, através de todas as suas secretarias e servidores, segue buscando soluções, com a destinação de orçamento e alocação de equipe técnica para que as ações sejam cada vez mais inclusivas e respeitem a igualdade de oportunidades para todos”.

EXEMPLO

Vem da cidade de São Francisco do Pará a notícia mais edificante da semana. Uma pessoa perdeu na rua uma conta de luz, com o dinheiro dentro, pouco mais de R$ 60,00. Alguém achou e resolveu ir à agência lotérica mais próxima, onde pagou a conta. Como o valor não era suficiente, acrescentou os 57 centavos para inteirar o pagamento. Foi um gesto simples, mas imenso em seu significado. É a materialização perfeita do antigo aforisma, que vem de pai para filho, segundo o qual devemos fazer o bem sem olhar a quem.

MULHERES

O áudio-documentário Mulheres do Mar, da jornalista e escritora paraense Erika Morhy, integrou a temporada de ocupação do premiado podcast narrativo Faxina, da também paraense, radicada nos EUA, Heloiza Barbosa. Fruto de projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc Pará, em 2021, Mulheres do Mar foi um dos quatro trabalhos brasileiros selecionados pelo Faxina, vencedor do mais importante festival da área na América do Norte, o Third Coast. Os 5 episódios do áudio-documentário de Erika seguem disponíveis, gratuitamente, na plataforma Spotify.

MAIS ACESSADAS