Durante o mês de julho, objetos de arte sacra desaparecidos há mais de 40 anos da Igreja da Lapa dos Mercadores, no Rio de Janeiro, e da Catedral Metropolitana de Belém foram identificados em um leilão de antiguidades e recuperados em operações conjuntas do Iphan e da Polícia Federal, após denúncia do provedor da Irmandade dos Mercadores. As investigações começaram em outubro de 2023, com a apreensão das peças pela PF no Escritório de Arte Dagmar Saboya, em Copacabana. Centenas de itens tombados desaparecidos continuam sendo procurados pelo Iphan.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização dos leilões de arte também é responsabilidade do Iphan. No Brasil, existe o Cadastro Nacional de Negociantes de Obras de Arte e Antiguidades para maior controle sobre esse mercado. Todos os leilões devem ser notificados ao Iphan e, teoricamente, as peças são avaliadas antes de cada um destes eventos de arte. A Polícia Federal auxilia na investigação de objetos suspeitos, e seus peritos analisam as peças apreendidas, como ocorreu no caso agora célebre da Catedral Metropolitana de Belém e da Igreja dos Mercadores.
NÚCLEO
Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 01, o Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) aprovou, por unanimidade, duas importantes iniciativas da Procuradoria-Geral de Justiça, que fortalecem a atuação institucional e beneficiam a sociedade: a criação do Núcleo LGBTI+ e o estágio de pós-graduação, que abrange as mais diversas áreas de formação. O objetivo do Núcleo LGBTI+ é atuar na garantia dos direitos desta população, além de promover pesquisas a respeito da orientação sexual, liberdade de expressão sexual e identidade de gênero.
SOJA
De agosto a outubro deste ano, fica estabelecido o 2º período do “Vazio Sanitário da Soja” no Pará. A medida busca proteger o território paraense da doença “ferrugem asiática”, estabelecendo 90 dias sem cultivo da soja para 70 municípios. A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) alerta os sojicultores sobre a proibição, durante esse período, do cultivo de soja e da presença de plantas vivas da espécie nas propriedades produtoras, a fim de evitar o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, doença que pode causar até 90% de perda da safra.
ELEIÇÕES
Termina na segunda-feira, 5, o prazo para as convenções partidárias. Neste momento de contagem regressiva para as Eleições Municipais 2024, os partidos precisam finalizar as escolhas de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para solicitar os devidos registros de candidatura. No dia 6, os partidos têm que transmitir a ata e a lista de presença das convenções partidárias para a justiça eleitoral. Até 15 de agosto ocorre o período de registro de todos os concorrentes da disputa política pelo sistema CANDex. No dia 16, começa a propaganda eleitoral.
HEPATITES
A Fundação Santa Casa encerrou o “Julho Amarelo”, mês da luta contra as hepatites virais com duas ações especiais. A primeira no shopping Grão Pará, em Belém, e a segunda no próprio hospital, no bairro do Umarizal. Foram alcançadas mais de 3 mil pessoas com distribuição de preservativos, 2.726 testes rápidos, rodas de conversas e orientações para prevenção e tratamento das hepatites virais. Referência no tratamento de doenças hepáticas, a Santa Casa promoveu as atividades através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica em parceria com o “Grupo de Fígado”.
LINHA DIRETA
Oito municípios paraenses estão na lista das 506 cidades brasileiras que acabam de ser incluídas no plano de expansão do sinal 5G da Anatel.
Os operadoras de internet dos municípios de Bannach, Cachoeira do Piriá, Cumaru do Norte, Jacareacanga, Nova Esperança do Piriá, Pau D’Arco, Piçarra e Santa Maria das Barreiras já podem adquirir lotes na faixa de 3,5 GHz para ter acesso a nova rede móvel.
Em Tailândia, no nordeste paraense, para agenda de governo no último dia de julho, o governador Helder Barbalho (MDB) confirmou que deve voltar ao município até o fim deste ano para inaugurar a ala de hemodiálise do Hospital Regional.
Uma semana após a convenção que lhe anunciou candidato à prefeito de Belém, ocasião em que enalteceu fortemente a realização da COP 30 na capital paraense, o deputado federal Éder Mauro (PL), em entrevista concedida à Folha de São Paulo, disse que não está “nem um pouco preocupado” com o evento. Ué.
Começam na próxima segunda-feira, 5, e seguem até o dia 16 de agosto as inscrições para as oficinas promovidas pela Fundação Cultural do Pará (FCP) realizadas na Casa da Linguagem e no Curro Velho, em Belém.
Serão disponibilizadas 686 vagas divididas entre 45 oficinas. As aulas serão realizadas entre os dias 19 de agosto a 6 de setembro. Haverá emissão de certificado de conclusão do curso para o aluno que tiver o percentual mínimo 80% de frequência nas aulas.