A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e o Centro das Indústrias do Pará (CIP) se manifestaram em nota, reconhecendo a importância da redução de energia elétrica para os consumidores paraenses. “Esse é um marco significativo para o Estado, que há anos convive com a tarifa de energia mais alta do país”, diz o comunicado, que destaca ainda o esforço de autoridades e entidades estaduais no encaminhamento dos pleitos do setor industrial do Estado. Por fim, agradecem o diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa Neto, pela receptividade às reivindicações.

FORA DO AR

Por falta de pagamento, o site da Agência Belém está fora do ar desde ontem. Sem aviso prévio, muito menos um recado nas redes sociais da Prefeitura sobre quando a página voltará. Se é que vai retornar. A suspensão ocorre porque a dívida de manutenção já dura oito meses. Há dez anos a agência oficial de notícias da Prefeitura de Belém não saía do ar. Significa que não há comunicação oficial sobre os atos e eventos da PMB, o que priva a população de informações sobre assuntos importantes da municipalidade.

CORREIOS

Os Correios operaram normalmente em todo o Pará nesta quinta-feira (8). As agências funcionaram e todos os serviços ficaram disponíveis. A empresa informa que adotou medidas como remanejamento de profissionais e realização de horas extras para cobrir as ausências pontuais devido à paralisação da categoria. Os Correios propuseram aumento de 6,05% nos salários a partir de janeiro de 2025 mais aumento de 4,11% nos benefícios a partir de agosto de 2024, além de 20% para empregados que possuem função “motorizada” – motociclistas e motoristas.

RECITAÇÃO

A Diretoria da Festa de Nazaré realiza neste sábado, 10, a recitação das Mil Ave-Marias, que tem como objetivo intensificar o momento de espiritualidade e intenções para a realização do Círio de Nazaré. As orações começam às 8h, como se fosse um Terço rezado, sendo que, em vez de dez a dez Ave-Marias, serão feitas de 50 a 50, com rodízio entre os casais, a Guarda de Nazaré e as pessoas convidadas a participar do evento. A recitação teve início em 2015, ininterruptamente.

CONFERÊNCIA

A filósofa, escritora e professora convidada da Université Paris 8, Márcia Tiburi, fará abertura do 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua, Linguagem e Literatura da Panamazônia (1º Cllimaz), no dia 24 de setembro, no Centro Benedito Nunes, em Belém. A conferência terá a temática “Ensinos e saberes das linguagens na Amazônia: entre vozes que gritam e a floresta que se levanta”, sobre a importância de promover a interlocução política da produção intelectual universitária com a defesa de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.

ALIMENTOS

O projeto Banco de Alimentos do Governo do Pará, por meio da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), teve um capítulo especial no livro “Direitos Fundamentais e Sustentabilidade Ambiental II”, lançado pela Universidade da Amazônia (Unama). O presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, é um dos coautores da obra, que contou com a colaboração de Jeferson Fernandes Bacelar e João Marcos Bacelar na elaboração do capítulo sobre o projeto exitoso que tem contribuído para a mitigação da fome e a sustentabilidade no Estado.

Em entrevista à CNN concedida ontem à tarde, o governador Helder Barbalho (MDB) foi categórico ao responder sobre a preparação de Belém para a COP 30, lembrando que providenciar infraestrutura faz parte e que o governo faz seu dever de casa, mas que há um propósito muito maior acima de tudo isso.

“Quando perguntavam se seríamos capazes, eu disse ‘quem queria ver hotel seis estrelas, grandes prédios, teve a COP de Dubai [de 2023]’. Agora quem quer discutir floresta, o clima, terá a oportunidade de estar em Belém, com nossos rios, com a atmosfera extraordinária de um povo que tem buscado colaborar com o mundo e que precisa ser incluído nas transformações para a vida das pessoas e para a vida do planeta”, declarou.

O Pará é o primeiro Estado a receber a quinta edição do Festival Cinema Além da Imagem, que tem a missão de entregar entretenimento inclusivo para cegos e surdos de todo Brasil, por meio da exibição de filmes com recursos de audiodescrição além de legendas em português e libras.

Nesta edição, Belém e Santarém recebem desde ontem (8) e até hoje (9). A entrada é gratuita. Na capital paraense, os filmes são exibidos no Cine Líbero Luxardo, no Centur. Em Santarém, a mostra ocorre na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A coordenação do Movimento República de Emaús lança um apelo público para conseguir caminhões para a 51ª Grande Coleta de Emaús, programada para o dia 29 de setembro. O pedido é dirigido a empresas e lojas da Região Metropolitana de Belém. Contato: 98170-8721.

MAIS ACESSADAS