Em investigação feita em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Federal realizou, ontem, em Redenção, operação para apurar denúncia de ocorrência de crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e corrupção passiva, envolvendo servidores da própria PF. A equipe de investigação estima que a atuação dos investigados ocorria desde 2015. Batizada de No Replay, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal.
PREVENTIVA
A Justiça Federal, em Santarém, negou pedido de revogação de prisão preventiva do servidor afastado do MPF de Santarém, Salatiel Farias Araújo, efetuada no último dia 20 de agosto em cumprimento a mandados de busca, apreensão e prisão. Ele é acusado de arrecadar dinheiro de empréstimos consignados e depósitos judiciais (precatórios), lesando autoridades da Justiça estadual, Polícia Federal e Procuradoria Regional da República e funcionários da área de segurança pública no oeste do Pará. Salatiel continua preso na penitenciária de Santarém.
CENSO
Acontece hoje a apresentação dos dados do 25º Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, na Fiepa. Os números se referem ao segundo trimestre de 2024 e o levantamento é realizado pelo Sinduscon-PA. A mediação do Censo é feita pelo gestor Norte-Nordeste da Brain Inteligência Estratégica, Claubert Barreto. O Censo tem como objetivo debater as ofertas dos estoques das incorporadoras, dados sobre os lançamentos e vendas, além de avaliação do mercado residencial e análise do programa de habitação destinado a empresas.
TURISMO
O Parque Estadual “Camillo Vianna”, em Belém, sediou ontem um evento que visa transformar e impulsionar o turismo sustentável no Pará. A startup eTrilhas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), lançou a prova de conceito da sua plataforma na Trilha Amazônia Atlântica, uma das principais rotas de ecoturismo da região. A iniciativa faz parte do projeto de aceleração sustentável, promovido pela Embratur, que selecionou o eTrilhas como uma das startups mais promissoras do setor.
IMPUGNAÇÃO
A Resolução 7/2024, da Federação PSOL/Rede, que estabelece diretrizes para coligações nas eleições municipais, restringe alianças apenas aos partidos de esquerda. A medida limita a autonomia da Rede Sustentabilidade, que compôs alianças com partidos de esquerda e centro. As alianças firmadas em convenções foram impugnadas de modo unilateral pela direção, que tem maioria psolista. Em manifestação oficial, a Rede se posicionou “contra a censura e o cerceamento de sua autonomia”. Protocolou recurso junto à Justiça Eleitoral para reverter o quadro.
ABASTECIMENTO
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue investindo no Sistema de Abastecimento de Água, e desta vez o município contemplado é Alenquer. Em agosto, as obras avançaram para as etapas de concretagem das estacas e fundação das áreas dos reservatórios. As equipes atuam na estruturação dos reservatórios elevado e apoiado, que terão capacidade de 1.000 e 1.500 metros cúbicos, respectivamente. Ao mesmo tempo, a companhia trabalha na aquisição de mais de 3 mil metros de tubulações específicas para a captação de água bruta e distribuição de água tratada.
PREVENÇÃO
O Ministério Público do Trabalho participou de ação cívico-social promovida pela Marinha em Melgaço, no arquipélago de Marajó. Realizada anualmente no Norte a bordo do Navio Assistência Hospitalar, a iniciativa teve o apoio de órgãos governamentais e incluiu palestras educativas sobre segurança da navegação e prevenção de acidentes com escalpelamento. O município conta com 52 escolas municipais, sendo 48 delas localizadas em áreas rurais, com acesso somente por vias hidrográficas, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
RESIDÊNCIA
Prossegue até amanhã (29), na Uepa, o 14º Encontro Nacional de Residências em Saúde. Mais de 2.700 residentes de todo o país, entre público on-line e presencial, participam do evento. A temática central é “A Residência como espaço de democracia, trabalho e educação na Saúde”. Organizado pelo Movimento Nacional de Residências, com 270 trabalhos científicos foram aprovados para apresentações no evento. Do encontro sairão propostas para a efetivação de uma política nacional de residências do SUS.