Com a presença de delegações de mais de 40 países, começa hoje em Belém a reunião do G20 Turismo, no Hangar, com foco no desenvolvimento do setor. Nos três próximos dias Belém será a capital mundial do turismo, sediando uma ampla agenda de debates, reuniões técnicas e encontro de líderes que irão discutir o futuro do setor em âmbito mundial. Caberá ao grupo técnico a responsabilidade pela construção de propostas que serão entregues na Cúpula de Líderes, no Rio de Janeiro, em novembro. Os delegados serão saudados pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.
PROPOSTAS
No segundo dia do evento, amanhã, acontecerá a abertura oficial do G20 turismo, com a presença do ministro Celso Sabino; da presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Julia Simpson; e do presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb, todos recepcionados pelo governador Helder Barbalho. Ao longo do dia, serão realizados debates sobre sustentabilidade, parcerias e turismo gastronômico. No encerramento, dia 21, ocorrerá a reunião ministerial com a finalização de todas as propostas trabalhadas no evento.
MUTIRÃO
O governo do Pará iniciou um novo mutirão do “Regulariza Pará” no município de Rurópolis, na região do Tapajós. Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a ação promove a regularização ambiental rural de propriedades e posses de imóveis rurais da agricultura familiar, que possuem até quatro módulos fiscais. O mutirão será realizado até sexta-feira (20), quando haverá a entrega de certificados validados de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em quatro dias, a ação deve atender cerca de 300 produtores da agricultura familiar.
ATAQUES
O Sindifisco-PA divulgou ontem nota repudiando os ataques contra agentes do Fisco ocorridos nos Estados do Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O incidente registrado no Pará ocorreu em Itinga, na divisa com o Maranhão. Um servidor foi ameaçado por um condutor de veículo, em represália a uma ação fiscal. O Sindifisco se manifesta favoravelmente ao projeto que tramita no Senado permitindo que auditores da Receita Federal tenham direito ao porte de armas. Se aprovada, a medida será estendida às funções equivalentes desenvolvidas nos Estados.
ASSÉDIO
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Altamira), firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPT no Pará e Amapá. O documento foi assinado após a apuração de graves denúncias de assédio moral e sexual. Pelo TAC, o DSEI Altamira se compromete a não submeter ou permitir a exposição de trabalhadores a atos de assédio, além de punir os responsáveis. Em caso de não cumprimento das disposições do termo, será aplicada multa equivalente a R$ 10 mil por trabalhador prejudicado.
FÓRUM
Acontece hoje, 19, o II Fórum do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Atendimento do CCBS/Uepa, que discutirá boas práticas entre profissionais de saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para garantir a excelência da qualidade da assistência e da educação com um trabalho integrado. A programação, que vai das 8h às 16h30, contará com palestras, mesa-redonda e grupos de trabalho. O fórum será realizado no auditório Telessaúde, no Campus II do CCBS, na Uepa.