Um ano antes da abertura da COP30, prevista para novembro de 2025 em Belém, jornais do eixo Rio-São Paulo insistem com a campanha de depreciação e preconceito contra a capital paraense como sede do evento promovido pela ONU. As críticas se dirigem à parte estrutural e quanto à capacidade de hospedagem, ignorando o fato de que todas as conferências sobre mudanças climáticas têm ocorrido em cidades de porte inferior a Belém. Além disso, hotéis estão em construção e navios serão utilizados para receber os visitantes, a exemplo do que ocorreu em Doha, durante a Copa do Mundo de 2022.
LOBBY
Curiosamente, as matérias publicadas recentemente pelo jornal O Estado de S. Paulo e O Globo apontam problemas de Belém quanto à hotelaria, segmento empresarial que historicamente mais lucra com grandes eventos internacionais. O lobby é intenso em relação à realização de congressos, simpósios e conferências. Ao mesmo tempo, em nenhum momento os empresários ouvidos pelos jornais admitem o quanto é lógico e oportuno promover a COP30 em plena Amazônia, epicentro natural de problemas que a conferência debate e pretende solucionar.
CULTURA
Belém vai sediar um outro grande evento, de 19 a 23 de novembro, recebendo delegados de 15 países para reafirmar a importância da diversidade cultural na transformação social. O 1º Encontro de Gestores Culturais Sul-Sul, promovido pela Bienal das Amazônias, terá a presença de gestores culturais para fortalecer o diálogo sobre práticas culturais no Sul Global. Além do Brasil, estarão em Belém representantes da Colômbia, Suriname, Senegal, Índia, Guiana Francesa, Argentina, África do Sul, Equador, Paraguai, Peru, Gana, Uganda, Uzbequistão e Bangladesh.
EMPRÉSTIMOS
O Ministério Público do Estado determinou, ontem, a retirada de todos os cartazes de oferta de empréstimos espalhados pelas ruas do centro de Belém. A medida faz parte de uma ação de proteção ao consumidor, visando combater a prática de publicidade enganosa e abusiva, que configuram crimes contra a economia popular. A decisão foi tomada pelo 3º promotor de Justiça do Consumidor de Belém, Alexandre Batista Neto, que instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a responsabilidade pela afixação de cartazes na via pública.
ONCOLOGIA
O Hospital Ophir Loyola promoverá, nos próximos três dias, o I Congresso Amazônico de Oncologia, com o tema “Desafios Tecnológicos e Inovação - Ensino, Pesquisa e Assistência” e participação do diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Almeida Gil. Ele ministrará a conferência magna “O Panorama do Câncer no Brasil”, durante a solenidade de abertura, hoje (14), às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur. Amanhã (15) e sábado (16), o evento será realizado, das 8h30 às 18h30, no Hangar.
BAIÃO
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (13), a situação de emergência em 30 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União. No Pará, o município de Baião registrou incêndios florestais e agora está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
LINHA DIRETA
O aclamadíssimo “Ainda estou aqui”, novo filme de Walter Salles que vai representar o Brasil na próxima cerimônia do Oscar como “Melhor filme estrangeiro”, entrará em cartaz no Líbero Luxardo no próximo mês.
Depois de muita conversa com a distribuidora e uma campanha nas redes sociais da Fundação Cultural do Pará, o título chegará à sala com preços acessíveis: R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia.
Maior evento do segmento no Norte do Brasil, o Congresso de Gente e Gestão chega à sua 19ª edição, que será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no Hangar, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Pará (ABRH-PA).
Com 40 palestrantes locais e internacionais, entre eles o conselheiro de empresas e startups Adriano Lima e a comunicadora e escritora Cris Paz, o evento terá uma programação vasta, com o objetivo de compartilhar inovações e provocar reflexões sobre os temas mais atuais do universo de gestão e desenvolvimento humano.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, vinculado à Uepa, vai promover hoje, quinta-feira, 14, a observação do céu noturno na Usina da Paz do Bengui das 19h às 21h, com entrada gratuita e sem a necessidade de inscrição prévia.
A Cosanpa participa do Seminário Nacional Universaliza, realizado até quinta-feira (14), em Brasília (DF). O evento reúne cerca de 500 pessoas de todo o Brasil para a discussão de políticas públicas para o setor.