O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, recebem hoje os prefeitos e prefeitas eleitos dos 144 municípios paraenses no Hangar. A proposta do encontro é qualificar os eleitos e eleitas com palestras sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada. É o primeiro encontro realizado pelo governo estadual com os gestores municipais eleitos e reeleitos dos municípios paraenses e que ainda no primeiro ano de gestão irão vivenciar a COP 30). O evento também é uma demonstração do desejo de trabalhar de forma integrada e colaborativa, para garantir o acesso da população a programas e ações, além de fortalecer a gestão pública.
Água
O caroço do açaí está sendo usado como carvão ativado para deixar potável a água barrenta do Rio Amazonas para consumo dos moradores da vila Caviana, próximo aos municípios de Chaves e Afuá, no Marajó. O projeto é uma iniciativa das comunidades ribeirinhas com o Instituto Federal do Amapá. Uma estação de tratamento tratar até 800 litros de água por dia. Foram cinco anos de pesquisa. Hoje o litro de água tratado pelo sistema é comercializado a R$ 0,30 o litro. Toda a renda é destinada para manutenção do projeto. O consumo da água do projeto já mudou a vida e a saúde dos moradores.
Desgaste
Os números finais da eleição da nova diretoria da OAB-PA mostram bem o grau de insatisfação da categoria com a atual gestão e o desejo de renovação que se traduziu nas urnas: o candidato da oposição, Sávio Barreto, vencedor da disputa, recebeu 4.673 votos contra 4.115 computados para Eduardo Imbiriba, atual presidente da Ordem e que tentava a reeleição, com 558 votos a mais recebidos por Barreto. Ocorre que as abstenções totalizaram 4.590 votos, ou seja, 475 votos a mais do total e votos recebidos pela chapa da situação.
Inovação
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá foi escolhido, em um processo internacional, para participar do programa “Spider Twinning”, que conecta agentes dos principais ecossistemas de pesquisa e inovação da União Europeia (UE), como parques tecnológicos ou centros de inovação, da América Latina e Caribe (LAC). O programa fomenta a cooperação por meio de planos de ação conjuntos e oportunidades em torno da infraestrutura BELLA, cabo submarino de 6 mil km que conecta as duas regiões para atender as a interconectividade de comunidades de pesquisa e educação nos dois continentes.
Campanha
O TRT-8 lançou este mês uma campanha para conectar o público à condição de refugiados e migrantes. A dificuldade na comunicação, a falta de documentos e de recursos, e a dificuldade em encontrar acolhimento no local de destino foi o que motivou a criação da campanha como parte do projeto “Os desafios dos migrantes no mercado de trabalho na Amazônia Oriental”, do Comitê Regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT-8, com recursos do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Equilíbrio
Parte fundamental da identidade e do ecossistema da capital paraense, contribuindo para o equilíbrio climático e qualidade de vida da população, as mangueiras vem sofrendo com a situação precária das fiações elétricas e de telefonia em vários pontos da cidade. O Ministério Público do Estado contra decisão desfavorável em uma ação popular que visa proteger as tradicionais mangueiras de Belém, exigindo que cabos telefônicos e de energia sejam instalados de forma subterrânea para evitar anos a essas árvores centenárias e preservar a paisagem urbana. “A fiação exposta compromete a saúde das árvores e gera riscos para a população, agravados por fiações soltas e em excesso, que não cumprem normas de segurança”, diz o MP.
Linha Direta
Fiscalização da Sefa na unidade de controle de mercadorias em trânsito do Itinga, em Dom Eliseu, nordeste paraense, apreendeu sábado 3.036 pares de calçados subfaturados. A carga saiu de Minas Gerais com destino às cidades paraenses de Ulianópolis, Moju, Belém, Castanhal, Cametá, Ananindeua,Santa Isabel do Pará, Abaetetuba, Igarapé Mirim e Santarém.
Partes de monumentos históricos na Praça da República, localizada no centro de Belém vêm sendo furtados descaradamente, como o rabo de um leão que integra o conjunto do monumento da Paz. Contribui para facilitar a insegurança e a ação dos criminosos na área a iluminação precária no local.
Com a participação de 94 amostras de cacau de nove estados brasileiros, o Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), se consolida como um dos maiores eventos do setor.
Nesta edição, 20 amostras avançaram para as etapas finais, representando os estados finalistas: Bahia, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Os produtores concorrem em duas categorias: varietal (amêndoas de única variedade genética) e mistura (blends de variedades). A cerimônia de premiação serárealizada no dia 28 em Belém.
Quase 5 mil internações por complicações do diabetes foram registrados nos primeiros 8 meses no Pará. Quase 7% da população que vive na capital paraense convive com a diabetes de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Excesso de peso, combinado à hipertensão arterial. As complicações podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado.
No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de fraude em ambiente digital no Brasil. A conclusão é do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian. Além disso, foram 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança.