Até o momento, o Pará tem 99 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, dos quais 59 por estiagem, 38 por incêndios florestais e dois pelo acometimento de vendavais. A cidade mais recente a entrar na lista foi São Miguel do Guamá, a qual o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu na terça-feira (24), em função da seca. Agora, a prefeitura está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais.
Prosperidade
Em setembro, o Norte do país registrou 17.372 novos empreendimentos, segundo os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O destaque regional ficou com o Pará, que teve a maioria das aberturas (7.155). Levantamento da mesma datatech mostra que o acumulado de dívidas das companhias que foram negativadas em julho, cinco em cada dez (48,4%) foram pagas ou renegociadas em até 60 dias, com o Pará registrando o terceiro maior percentual de pagamentos: 49,7%.
Participativo
Onze aeroportos paraenses constam na lista da consulta pública sobre o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais, o AmpliAR, que o Ministério de Portos e Aeroportos abriu este mês para colher contribuições da sociedade sobre a estrutura da iniciativa, o modelo proposto e os investimentos previstos para um. São eles os de Almeirim, Breves, Salinópolis, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Oriximiná, Paragominas, Redenção, São Félix do Xingu e Tucuruí, e o endereço do site para sugestões é gov.br/participamaisbrasil/consulta-ampliar.
Contenção de danos
Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado do Pará (MPPA) realizaram reunião nesta terça-feira (24), na sede do MPPA em Marabá para alinhar medidas conjuntas de prevenção e mitigação dos efeitos do desabamento parcial da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados de Tocantins e Maranhão. No incidente, caminhões carregados com ácido sulfúrico e agrotóxicos caíram no rio Tocantins, tornando necessário o monitoramento da qualidade da água em todos os estados cortados pelo rio, além de outras medidas de precaução.
Em conjunto
Também participaram da reunião a Defesa Civil de Marabá, o Ibama, a PRF, o Crea, a Semas, a Cosanpa e o Instituto Evandro Chagas (IEC). Até o momento, não há confirmação de vazamento dos produtos tóxicos. Instituições responsáveis seguem monitorando a qualidade da água do Rio Tocantins, enquanto adotam medidas preventivas para garantir a segurança da população. Ainda não foram identificadas substâncias que representem riscos à saúde pública durante as análises realizadas.
Oportunidade
A Aliança Pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) abre inscrições para a chamada pública “Soluções Socioambientais para Centros Urbanos”, com prazo até 14 de fevereiro de 2025. Com um total de R$ 9 milhões para investimento e participação de até R$ 4,5 milhões do BNDES, em recursos do Fundo Socioambiental, a chamada busca alavancar soluções sustentáveis e gerar trabalho e renda por meio do fomento a projetos socioambientais em centros urbanos.
LINHA DIRETA
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobovestá com vagas abertas para contratação imediata. As oportunidades são para os cargos de técnico de Enfermagem (1 vaga), técnico de Enfermagem – Hemodiálise (1 vaga) e copeiro (2 vagas).
Os interessados devem enviar o currículo até hoje, 26 de dezembro, para o e-mail recrutamento.hoiol@institutodiretrizes.com.br, com o arquivo em formato PDF e o nome da vaga desejada no assunto.
Uma Rede de Cooperação em Ensino, Pesquisa e Extensão na qual participam docentes pesquisadores de todos os estados da Amazônia Legal e de outras unidades da federação será implantada sob a liderança da Ufopa, que será representada pelo Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced).
A iniciativa tem como foco o alimento como expressão cultural, fortalecendo a agricultura familiar e induzindo a sustentabilidade nas comunidades ribeirinhas tradicionais da Amazônia. As atividades serão desenvolvidas em cinco comunidades ribeirinhas do município de Santarém, no oeste do estado.
O Pará contabilizou 121 novas ações judiciais relacionadas a planos de saúde entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com dados do CNJ.
O volume de processos deste ano representa um aumento significativo em comparação com o mesmo período de 2023, quando o Pará registrou 99 novos processos. O crescimento é de 22,22%.
Mais uma ação integrada das forças de segurança instaladas na Base Candiru, em Óbidos, resultou na apreensão de 10kg de entorpecentes do tipo maconha. O barco vinha de Manaus (AM).