Para atender aos apelos da população de Belém, que viu a cidade ser abandonada nos últimos anos, a nova gestão adotou como prioridade o combate à sujeira nas ruas e praças nos primeiros 100 dias de governo. Através da operação “Belém Limpa”, iniciada no primeiro dia de mandato do prefeito Igor Normando, agentes públicos estão limpando e roçando 20 praças e logradouros do centro, distritos e bairros. Dez frentes de trabalho cuidam das ações emergenciais, que irão chegar a todos os bairros ao longo da gestão. Belém, enfim, está sendo devolvida à população, que reage com aprovação e apoio à iniciativa.

NOMEAÇÃO

A assessoria do prefeito de Belém, Igor Normando, esclareceu na sexta-feira (3) que o ex-chefe de gabinete da gestão anterior, Aldenor Júnior, não foi nomeado para integrar a equipe de Igor, como noticiaram alguns veículos de comunicação. A Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) teve seu gestor indicado pelo ex-prefeito Edmilson Rodrigues para um mandato de quatro anos. Como a Arbel é autônoma, o novo prefeito não tem qualquer ingerência sobre o órgão. Toda e qualquer nomeação na Arbel é de responsabilidade da própria autarquia e não da PMB.

SURTO

Dores de cabeça, febre, congestionamento nasal e incômodo muscular. São sintomas que têm levado as pessoas a superlotar as UPAs e os PSMs da 14 de Março e do Guamá, além de clínicas particulares e unidades de atendimento dos planos de saúde em Belém. As festas de final de ano, com suas muitas aglomerações, costumam provocar esse tipo de corrida em busca de socorro médico logo no começo de janeiro, mas os registros atuais estão acima da expectativa. Além de gripes e resfriados, o fantasma da Covid volta a assustar, com a ocorrência de dezenas de casos.

MAROLA

Mal foi iniciada, a nova gestão da Prefeitura de Belém já produz pequenos milagres. Um dos mais visíveis é o de devolver voz a parlamentares que passaram os últimos quatro anos em silêncio obsequioso diante dos maus passos da gestão de Edmilson Rodrigues (Psol). Famosos pelo estilo ruidoso e cirandeiro, políticos que nunca abriram o bico para criticar o ex-prefeito já se arvoram a atacar o novo mandatário municipal. Houve até quem reprovasse nas redes sociais a supressão do termo “Direitos Humanos” do nome da Secretaria Municipal de Cidadania.

SANEAMENTO

Responsável pelo fornecimento de água para mais de 2 milhões de pessoas em 52 municípios, a Cosanpa ampliou em 2024 a participação em projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, para além da oferta de água e esgotamento sanitário. O esforço da companhia foi importante para o avanço de obras como Parque da Cidade, Usinas da Paz em Bragança e Marabá, Esgotamento Sanitário do Ver-o-Peso, Hospital da Mulher, Nova Doca e macrodrenagem de canais. Além das obras da COP30, a Cosanpa também ampliou as redes de água em Marabá e Bragança.

PRODUÇÃO

Com o crescimento acelerado da automação em todos os setores da economia e do meio-ambiente, crescem as vagas para engenheiros ambientais, biólogos, especialistas em tecnologia e desenvolvimento de software, além de mineração e agronegócio. São áreas que pagam salários de até R$ 50 mil, mas, com a falta de bons profissionais, as empresas ficam com seus quadros incompletos. Cidades como Marabá, Paragominas e Tailândia, onde a tecnologia na produção de soja e a pecuária ganham cada vez mais espaço, já buscam mão-de-obra em outros Estados.

MAIS ACESSADAS