A ORQUESTRA MODESTA está no Pará, onde realiza uma série de ações. No último sábado, 13, apresentou o espetáculo “Canções para Pequenos Ouvidos”, na Praça da Juventude. Nesta segunda-feira, 15, o grupo paulista chega a Belém para mais uma jornada, passando por uma oficina, apresentações e master classes em escola. A última apresentação é aberta ao público, no sábado, 20, no Teatro do SESI, às 17h. Gratuitamente.

A primeira ação do grupo na capital paraense, a partir desta semana, será a oficina "A Cena e Música do Palhaço", no dia 17 de agosto, das 16h às 20h (para classe artística), na Escola de Teatro e Dança da UFPA. 

VEJA O TEASER:

Voltada para artistas, arte-educadores e estudantes de Artes Cênicas, carga horária de 4 horas de duração, para até 30 participantes, a oficina trabalha com jogos e exercícios que influenciam o aprimoramento da percepção musical, ritmo, repertório e uso de instrumentos e voz na cena clown.

“A proposta é oferecer aos participantes uma vivência lúdica mostrando a forma como o palhaço cria e trabalha a música, através de jogos e exercícios rítmicos e vocais, apresentando instrumentos musicais e também objetos inusitados”.

Ministrada pelos palhaços-músicos da Orquestra Modesta, de São Paulo, a oficina “A Cena e a Música do Palhaço”, oferece ao participante, de forma lúdica, caminhos para a construção do seu próprio processo de criação musical para ilustrar, tocar, cantar e contar uma história com graça e beleza, através de exercícios rítmicos e vocais, além de jogos teatrais. 

Para Inscrições no Oficina/Belém siga o link: 

O ESPETÁCULO

No sábado, dia 20 de agosto, a partir das 17h, a Orquestra Modesta apresenta no teatro do Sesi, com entrada gratuita, “Canções Para Pequenos Ouvidos”, espetáculo que parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos.

Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.

Veja mais da Orquestra Modera no vídeo:

Estreia do espetáculo em São Paulo

A ORQUESTRA MODESTA

O projeto Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, em 2015 criaram o projeto buscando contribuir com a tradição carnavalesca ao apresentar esse universo para crianças, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços.

A cada ano o elenco é formado por palhaços de diferentes cias teatrais de São Paulo que desenvolvem um trabalho voltado ao público infantojuvenil. Em outubro de 2017, com um elenco reduzido, estreou o primeiro espetáculo autoral “Canções para Pequenos Ouvidos”, pelo qual Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística.  O espetáculo também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original, também para Escrich.

Orquestra Modesta traz espetáculo e oficina a Belém
📷 |Amanda Arêas

O disco

https://open.spotify.com/album/61Hsa3p5hbgjou4qq5qU6O?si=fvrGca4fQZW0yKoHSMDBwQ

CIRCULAÇÃO NO PARÁ

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal - Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

SERVIÇO

“Canções para Pequenos Ouvidos”, com a Orquestra Modesta. Neste sábado, 20 de agosto, às 17h, no Teatro do SESI. Entrada Gratuita.

MAIS ACESSADAS