Em uma iniciativa para melhorar a experiência dos pacientes e reduzir o tempo de espera no Pronto Atendimento do Hospital Unimed Prime (HUP), foi implementado em 2022 o serviço Fast Doctor. A estratégia visa atender de forma mais eficiente pacientes classificados como não urgentes, proporcionando um atendimento ágil e humanizado.

Dr. Antônio João, médico coordenador do Fast Doctor, explica sobre o funcionamento do serviço. “O Fast Doctor foi uma estratégia criada dentro de um conjunto de ações desenvolvidas para melhorar a experiência do paciente. Nosso objetivo sempre foi priorizar a qualidade do atendimento e sua experiência dentro do nosso hospital”, explica ele.

A estratégia visa atender de forma mais eficiente pacientes classificados como não urgentes, proporcionando um atendimento ágil e humanizado.
📷 A estratégia visa atender de forma mais eficiente pacientes classificados como não urgentes, proporcionando um atendimento ágil e humanizado. |Divulgação

Classificação de Risco

O Fast Doctor utiliza o modelo de classificação de risco proposto pelo Ministério da Saúde, HumanizaSUS, que categoriza os pacientes em quatro grupos: Vermelho, Amarelo, Verde e Azul.

“Pacientes classificados como Azul e Verde são atendidos em um fluxo próprio, com a criação de uma fila única onde são chamados por ordem de chegada, garantindo que aqueles que não necessitam de exames de urgência sejam liberados rapidamente,” detalha Dr. Antônio.

As classificações são:

  • Vermelha: Atendimento imediato para casos críticos.
  • Amarela: Atendimento até 30 minutos para pacientes urgentes, mas não em risco imediato.
  • Verde: Atendimento até 120 minutos para casos pouco urgentes.
  • Azul: Atendimento até 240 minutos para pacientes não urgentes, com possibilidade de tratamento domiciliar.

Impactos positivos na experiência do paciente

Desde a implementação do Fast Doctor, o HUP observou uma drástica redução no tempo de espera para atendimento. “Antes da criação do Fast Doctor, o tempo médio de espera era de 80 minutos. Agora, a média é de apenas 20 minutos. Além disso, o tempo de jornada total do paciente no pronto atendimento caiu de mais de 8 horas para cerca de 5 horas,” afirma médico coordenador do Fast Doctor, ressaltando a eficácia da iniciativa.

Yoshie Bevilaqua, médica cooperada da Unimed, acrescenta: “Atendemos casos como IVAS (Infecção de Vias Aéreas Superiores), enxaquecas, dores crônicas, entre outros. O cliente que não necessita de exames é atendido rapidamente e liberado, facilitando o fluxo no pronto atendimento”.

Futuro do Fast Doctor

Com o sucesso do serviço, a equipe do HUP já discute planos para expandir o Fast Doctor. “Estamos sempre estudando maneiras de melhorar e ampliar essa estratégia, que pode servir de modelo para novos atendimentos ao cliente Unimed Belém,” conclui Dr. Antônio.

Assim, o Hospital Unimed Prime continua a se destacar como uma referência em atendimento médico, comprometido em oferecer um cuidado humanizado e eficiente a todos os seus pacientes.

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