Com mais de 30 anos de existência, as Escolinhas da Assembleia Paraense exercem um papel fundamental dentro do Clube. Além de oferecer uma diversidade de modalidades esportivas para os sócios e seus filhos, suas atividades têm como objetivos principais melhorar a saúde e a qualidade de vida dos alunos, bem como promover a integração, a sociabilidade e a formação de cidadãos éticos e responsáveis.
As modalidades presentes nas Escolinhas AP são: futsal, futebol, vôlei, natação, tênis de quadra, tênis de mesa, basquetebol, futevôlei, futebol feminino, karatê, judô, jiu-jítsu, skate e beach tennis.
VEJA TAMBÉM
- Concurso "Cores do Futuro" tem inscrições prorrogadas
- Santa Casa e Seduc promovem natal para crianças internadas
- Projeto Amazo Rain estreia no Jurunas. Veja!
Participam associados das mais diversas faixas etárias, dependendo de cada modalidade. A natação, por exemplo, recebe sócios a partir dos 2 anos de idade. Hoje, as Escolinhas integram mais de 20 profissionais de Educação Física e cerca de 420 associados.
Formação Olímpica
As Escolinhas AP também desenvolvem um importante projeto de formação olímpica. De acordo com o gerente de esportes do Clube, Márcio Cerveira, atualmente o projeto conta com 142 atletas sócios do Clube.
E os resultados desse trabalho têm sido promissores ao longo dos últimos anos. “Já tivemos alunos compondo as seleções paraenses de judô e basquetebol, atletas do karatê disputando competições nacionais e o tênis de mesa com diversos títulos nacionais.”, comemora Márcio Cerveira.
É importante ressaltar que a AP é um clube formador olímpico filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e, dentro deste contexto, também tem se destacado. Em 2024, por exemplo, por meio do tênis de quadra, conquistou o pódio de segundo melhor Clube formador do Norte e Nordeste, patamar nunca antes atingido.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Em 2025, o gerente adianta que a AP pretende lançar diversas competições internas para ofertar as vivências esportivas aos alunos. “O objetivo é descobrirmos novos talentos e, claro, levarmos os nossos atletas ao ápice do esporte que são as seleções nacionais.”, ressalta.