O Exército Brasileiro é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável pela defesa do país em operações terrestres, na garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. 

+ Concursos ofertam 46 mil vagas e salários de até R$ 33 mil

A 8ª Região Militar, subordinada ao Comando Militar do Norte (CMN), está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto para o processo seletivo para militares voluntários temporários nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. As oportunidades são para preenchimento de vagas de oficiais (ensino superior), sargentos (ensino médio/técnico) e cabos (ensino fundamental), de diferentes áreas.

Os interessados devem entrar no site da 8ª Região Militar para acessar aos editais, que contém as fases e datas dos processos e as áreas de interesse da Força Terrestre nos estados citados, e para efetivar as inscrições, que são gratuitas.

Para oficial, o profissional precisa ser no mínimo, graduado. Para sargento, precisa ter pelo menos curso de nível técnico, e para cabo, precisa ter o ensino fundamental e o curso profissionalizante da área que o habilite para se inscrever. Todos os cursos devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

+ IFPA inscreve cursos gratuitos de línguas. Veja como fazer

Durante o processo seletivo, não há, por parte do Exército Brasileiro, obrigatoriedade de convocação de todas as especialidades previstas nos editais de convocação ou o compromisso quanto à incorporação dos inscritos. A aprovação assegura, apenas, a expectativa de direito à designação e incorporação. A efetiva contratação é condicionada à existência de vaga, de acordo com a necessidade de militares temporários nas Organizações Militares do Comando Militar do Norte (CMN).      

O processo seletivo é para militares voluntários temporários. Foto: Divulgação/Exército

MAIS ACESSADAS