Faltando dois meses para o fim do ano, muitos candidatos se preparam para as provas de importantes concursos públicos, a exemplo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos Correios e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nos próximos três meses, esses processos seletivos irão avaliar candidatos de diversas áreas. Para quem está se preparando, é comum que surjam dúvidas sobre quais disciplinas priorizar. Os concursos são divididos em diversas áreas de atuação, cada uma com exigências e disciplinas específicas.
Com um panorama tão diverso, a preparação estratégica se torna crucial para os candidatos que desejam conquistar uma vaga em um dos muitos concursos públicos esperados.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Governo retifica editais do CNPU. Veja as mudanças!
- Concurso dos Correios? Conheça os 5 temas mais cobrados
Veja abaixo as 12 áreas mais comuns em concursos públicos e as disciplinas mais cobradas:
Administrativa
Os cargos mais comuns nessa área são os de auxiliar, técnico e analista administrativo, que exigem formação de nível médio ou superior. As disciplinas principais são: Língua Portuguesa, Administração e Orçamento Público, Direito Constitucional e Administrativo, Gestão de Pessoas e Administração Geral.
Bancária
Para quem busca atuar como técnico bancário, com formação de nível médio ou superior, as provas abrangem desde a abertura de contas até o atendimento de empréstimos. As matérias incluem Língua Portuguesa, Matemática Básica e Financeira, Informática, Inteligência Digital, Vendas e Negociação, além de conhecimentos sobre o Sistema Financeiro Nacional.
Tribunais
Os aprovados para atuar em tribunais, tanto em funções jurídicas quanto administrativas e tecnológicas, devem se preparar para disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Gestão de Pessoas, Orçamento Público, Direito Civil e Penal, e Administração Pública.
Jurídica
Carreiras como procurador, juiz e delegado exigem formação em Direito e envolvem provas nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual (Penal e Civil), Econômico e Previdenciário.
Funções essenciais à justiça
Candidatos a cargos nas Defensorias e Ministérios Públicos, nas áreas administrativas, técnicas e de análise, enfrentam provas que cobram Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal e Processual, além de Língua Portuguesa, Gestão de Pessoas, Orçamento Público e Administração Geral.
Quer mais notícias de concursos e empregos? Acesse nosso canal no WhatsApp
Controle
Para quem deseja atuar no controle de gastos públicos, a formação superior é um requisito. As principais disciplinas são Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Auditoria Governamental, Orçamento Público e Contabilidade.
Fiscal
Semelhante à área de Controle, a carreira fiscal envolve a análise de impostos, e as provas cobram conhecimentos em Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Direito Tributário, Constitucional e Administrativo, além de Contabilidade Geral.
Educação
Candidatos a vagas de atendente ou professor, com nível médio ou superior, são avaliados em disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Saúde
Na área da saúde, os cargos variam de atendente a biomédico, com exigência de formação de nível médio ou superior. As provas cobram Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Administração Pública, Ética no Serviço Público e Atendimento ao Cidadão.
Militar
Para ingressar em uma carreira militar, além da formação acadêmica, os candidatos precisam atender a requisitos físicos, como idade e altura. As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil, Geografia e legislação específica da corporação.
Policial
Os candidatos a cargos em corporações policiais enfrentam provas que cobram, além de preparo físico, conhecimentos em Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, além de legislações específicas, como a Lei de Execução Penal e a Lei de Improbidade Administrativa.
Diplomata
A carreira diplomática, que exige formação superior, envolve a representação do Brasil no exterior. As disciplinas incluem Língua Portuguesa e outros idiomas, História do Brasil, História Mundial e Contemporânea, Geografia Política Internacional, Economia, além de Direito Administrativo, Constitucional, Internacional e Público.